SIURB publica abertura da licitação de proposta comercial dos novos Territórios CEUs

Parque Pinheirinho D'Água, em Taipas, terá CEU

No dia 26 de junho, sexta-feira, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, publicou no Diário Oficial, página 58, a abertura da licitação de proposta comercial para a construção dos primeiros oito Territórios Centros Educacionais Unificados – CEUs, que serão construídos nas seguintes regiões: Freguesia do Ó, e Parque Novo Mundo, na zona norte, Carrão, José de Anchieta, Vila Alpina, Parque do Carmo, São Miguel Paulista, e Jardim São Pedro, na zona leste.

O valor estimado para execução destes oito primeiros Territórios CEUs é de R$ R$ 358,6 milhões. Em visita na quarta-feira (24/06) ao Centro de Educação Infantil (CEI) Cachoeira de São Benedito, em São Lucas, na zona leste, o prefeito Fernando Haddad anunciou a liberação de recursos do Ministério da Educação (MEC) para a construção de novos Centros Educacionais Unificados, pelo programa Território CEU.

As outras sete novas unidades estão em fase de elaboração de projetos, com início de licitação das obras previsto para agosto. Estes Territórios CEUs serão instalados no parque Pinheirinho d’Água, em Taipas e no Jardim Joamar, na zona norte, em Cidade Tiradentes e Sapopemba, na zona leste, e na Capela do Socorro e no Campo Limpo, na zona sul. A previsão de entrega destas obras é em 2016. O mapa com a localização de todos os novos CEUs está disponível na página de Gestão Urbana.

A pré-qualificação das empresas foi concluída em 18/03/2015, propiciando a SIURB a lista das empresas pré-qualificadas que poderão participar desta etapa, em andamento, que é a licitação de proposta comercial. No dia 20/06 foi publicado, na página 94, do Diário Oficial, a autorização para abertura da licitação de proposta comercial da construção de oito territórios CEUs na cidade de São Paulo. E no dia 26/06 foi publicado a abertura da licitação de proposta comercial. (Clique aqui para ver a publicação).

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Comunicação o programa Território CEU é formado pela implementação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. Estão previstas a remodelação paisagística, com eventuais serviços de reforma de edificações existentes em seu interior. Como algumas dessas áreas se situam em quadras inteiramente ocupadas por equipamentos sociais, o programa visa integrar as novas unidades aos diversos equipamentos existentes no entorno. Cada CEU atenderá diretamente cerca de 500 crianças em Centros Municipais de Educação Infantil e mais de 1.500 crianças das escolas do entorno em atividades de contra turno escolar. O projeto dos Territórios CEUs são da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) - clique aqui

Leia mais sobre a audiência pública

anúncio da audiência do dia 10/10/2014

Audiência pública

mais detalhes sobre os Territórios CEUs

Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras