Cine Cora Coralina e Roda de Conversa marcam o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha será neste sábado, dia 25

Também é comemorado o Dia de Tereza de Benquela!

O próximo sábado, dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia de Tereza de Benquela. Por isso,  a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulhes (SMPM) promove debates, rodas de conversa e outras ações voltadas ao gênero. Todas as ações são para  reflexão sobre a situação da mulher, em especial a da mulher negra. Entre as atividades promovidas, estão o Cine Cora, sessão de filmes e rodas de conversa na Biblioteca Temática Feminista Cora Coralina, a partir das 13h.

Saiba quem foi Tereza de Benguela

Tereza de Benguela foi uma lider quilombola, que viveu no século XVIII. Casou-se com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Estado de Mato Grosso.

Quando seu marido morreu, Tereza assumiu o comando da comunidade quilombola, de maneira implacável e obstinada. Ela comandou toda a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo, mantendo o sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas das vilas próximas.

Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumento de trabalho, visto que dominavam o uso da forja.

O Quilombo do Quariterê, além do parlamento e de um conselheiro para a rainha, desenvolvia agricultura de algodão e possuía teares onde eram fabricados tecidos comercializados fora dos Quilombos como também os alimentos excedentes.

Dizem que ela liderou um levante de negros e índios, instalando-se próximo a Cuiabá, não muito longe da fronteira com a atual Bolívia. Durante décadas, Teresa esteve à frente do quilombo, o qual sobreviveu até 1770, século XVIII.

Fonte -  Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulhes