Aplicativos da Prefeitura facilitam cotidiano dos cidadãos paulistanos

Por meio de aplicativos para smartphone ou tablets, cidadão tem acesso a uma série de serviços como vagas de emprego, horários dos ônibus, localização de equipamentos de saúde, informações sobre clima e trânsito

Para aproximar os serviços que são oferecidos pelo município dos paulistanos, a Prefeitura de São Paulo vem disponibilizando, desde 2013, uma série de novos aplicativos para tablets e smartphones com o objetivo de ajudar no cotidiano dos cidadãos.

Atualmente, com apenas um toque no celular, o paulistano pode receber informações sobre o clima ou trânsito, saber horário, itinerário e a localização em tempo real dos ônibus ou ainda carregar o Bilhete Único. É possível ainda procurar por vagas de empregos e ter acesso aos endereços de hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), tudo ao alcance da palma da mão.

Os aplicativos estão disponíveis gratuitamente para download e nas diferentes plataformas e sistemas operacionais. O cidadão pode ainda utilizar os aplicativos com o sinal de internet gratuito disponibilizado em 120 praças e parques, por meio do programa WiFi Livre SP.

Cadê o ônibus?
Vencedor da Hackatona do Ônibus, promovida pela Prefeitura em 2013, o aplicativo permite que o usuário pesquise o itinerário das linhas e horários de partidas dos ônibus, além de descobrir os pontos mais próximos do local onde está. O aplicativo, que está disponível para as plataformas Android, IOS e Windows Phone, traz ainda a possibilidade do usuário descobrir a localização em tempo real do veículo e como está o trânsito nas vias por onde passam os coletivos.

Coletivo da Madrugada
Para auxiliar os usuários da rede Noturno SPTrans, que começou a operar em fevereiro deste ano, o aplicativo tem função semelhante ao “Cadê o ônibus?” e disponibiliza informações de linhas, horários de partida e qual ônibus está mais perto de sua localização. As informações, que usam como base o banco de dados da SPTrans, são atualizadas em tempo real, de acordo com as mudanças no trânsito e de operação das linhas. O aplicativo está disponível para o sistema Android.

Ponto Certo Bilhete Único
Lançado no ano passado, o aplicativo transforma o celular em um posto de recarga portátil, que se junta a uma rede de 10 mil postos físicos disponíveis aos usuários. O cidadão pode consultar o saldo do Bilhete Único por meio do smartphone. Ele será apresentado na tela, junto com a opção RECARGA/VT, na qual será possível carregar o bilhete com os créditos disponíveis, já comprados pelo usuário ou pela empresa em que trabalha, no caso do Vale-Transporte. Para fazer a recarga, é necessário fazer uma compra de créditos na internet, enquanto o Vale Transporte é comprado pelos empregadores. O aplicativo permite adquirir créditos na hora, por meio de um cartão de débito bancário, e já recarregar o cartão usando o celular. O app está disponível para sistema operacional Android 3.0 ou superior e funcionalidade NFC (Near Field Communication ou Comunicação por Campo de Proximidade).

Busca Saúde
Disponível na internet com acesso por qualquer navegador, o Busca Saúde permite ao usuário consultar endereços de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), pontos de vacinação e atendimentos de urgência e emergência em um mapa georeferenciado. Com ele, é possível digitar o endereço do local onde está, mora e trabalha e verificar quais são as opções de equipamentos públicos de saúde mais próximas.

Tá na Mão
Desenvolvido com apoio do Programa Municipal de DST/Aids, o aplicativo Tá na Mão apresenta um questionário ilustrativo, permitindo que, com os resultados apresentados, o cidadão analise seu grau de risco e obter informações sobre as DSTs, HIV/Aids. Além disso, o aplicativo traz a localização de serviços de saúde onde podem ser obtidos preservativos, testes e Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O programa está disponível para Android e IOS.

CATe Eletrônico
Trata-se de um aplicativo para busca e candidatura a vagas de emprego disponíveis não apenas na capital, mas também na região metropolitana. Por meio dele, é possível ainda tirar dúvidas sobre cursos de capacitação profissional e seguro-desemprego, além de consultar informações voltadas ao Micro Empreendedor Individual (MEI). Um diferencial é que quase todos os serviços funcionam em modo off-line, com base no banco de dados do próprio aplicativo. O celular deverá estar conectado à internet apenas para atualizar as oportunidades de emprego. Para utilizar o serviço, basta instalar o aplicativo no celular, realizar um cadastro e iniciar a pesquisa. O aplicativo está disponível para Android.

Prefeitura São Paulo
É um aplicativo gratuito que concentra uma série de informações úteis aos paulistanos, como previsão do tempo, qualidade do ar e situação do trânsito e do transporte público. Caso a cidade entre em estado de atenção, alerta ou alerta máximo, a ferramenta identifica a localização do usuário e exibe um mapa que indica onde há queda de árvores, semáforos em manutenção e pontos de alagamento. A utilização do serviço não exige cadastro prévio. Basta baixar a ferramenta no celular e consultar todas as informações disponíveis. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

De Secretaria Executiva de Comunicação