Aproveite as férias: exposição “Kandinsky: Tudo começa num ponto” é gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil

Mostra reúne obras do artista russo criador do abstracionismo

Até o dia 28 de setembro, a cidade de São Paulo recebe a exposição “Kandinsky: Tudo começa num ponto”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra reúne cerca de 150 obras e objetos de Wassily Kandinsky, seus contemporâneos e de artistas que o influenciaram. Para evitar que o público enfrente grandes filas, o ingresso para a mostra poderá ser adquirido por meio de um aplicativo disponível, pelo site ou com agendamento de horário diretamente no local.

Com curadoria e Evgenia Petrova e Joseph Kiblitsky, a mostra conta com obras vindas da coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo, de museus da Rússia, além de coleções procedentes da Alemanha, Áustria, Inglaterra e França.

“Estamos abrindo esta exposição vinculada a um dos maiores nomes da história da arte, este artista que trilhou um caminho muito interessante para libertar a arte desta sensação de ter que representar uma realidade objetiva”, disse o diretor-geral da mostra, Rodolfo de Athayde.

Um dos mais renomados mestres da pintura moderna, Kandinsky foi o fundador do abstracionismo que revolucionou a arte do século XX. A exposição apresenta sua obra de forma que o público perceba como essas influências ecoam ainda hoje na arte contemporânea.

Mostras gratuitas como esta atraem cada vez mais as pessoas para o centro da cidade. Em março deste ano, a exposição “Picasso e a Modernidade Espanhola” reuniu mais de 90 obras que evidenciam a influência do artista na arte moderna espanhola.

Em junho de 2014, a exposição “Mayas: revelação de um tempo sem fim”, realizada na Oca do Parque do Ibirapuera, reuniu 380 peças que mostravam a riqueza cultural do povo pré-colombiano. Foi a primeira vez que as obras saíram do México. Em dezembro do ano passado, a exposição interativa "O Mundo Segundo Mafalda" foi instalada na Praça das Artes depois de passar pela Argentina, Costa Rica, México e Chile. Encerrada no último dia 15, a mostra atraiu aproximadamente 200 mil visitantes.

Também estiveram presentes na abertura a prefeita de São Paulo em exercício, os secretários municipais de Cultura,  de Comunicação e dos Direitos Humanos e Cidadania.

Serviço:
“Kandinsky: Tudo começa num ponto”
Quando: De 8 de junho a 28 de setembro
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Entrada: Gratuita
Mais informações: culturabancodobrasil.com.br