Subprefeitura e organizador de Corrida e Caminhada Noturna entregam doações de agasalhos à Etnia Indígena do Jaraguá

Roupas e alimentos alegraram crianças da Aldeia do Jaraguá

Muitos agasalhos e algumas caixas de alimentos foram entregues à Etnia Indígena do Jaraguá, zona norte da cidade, nesta primeira semana de julho.

As doações foram feitas por participantes da 1ª Corrida e Caminha Noturna, em 27 de junho, nas imediações da Rua Cavaleiros de São Paulo, em Pirituba.

A ação social, organizada pelo amante do esporte, senhor Nelson Luis Bellan, de 60 anos, contou com o apoio da Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, por meio da Supervisão de Esportes.

O recebimento dos materiais alegrou os cerca de 900 índios que vivem na Aldeia. Segundo o coordenador educacional do Centro de Cultura e Educação Indígena, William Macena, doações são sempre bem vindas. “Nós temos por aqui 140 famílias, mais de 400 crianças e temos de administrar tudo da melhor maneira”, acrescentou ao agradecer a visita do chefe de gabinete, supervisor de Esportes e de um dos assessores de gabinete da subprefeitura de Pirituba/Jaraguá.

No mês passado, os índios guaranis, que moram no Jaraguá, receberam da Justiça a demarcação de uma área muito maior para viver. A decisão garante 532 hectares, 530 a mais da área em que atualmente vivem. De acordo com William, essa é uma grande vitória. “Nós reivindicávamos essa e outras terras há 60 anos”, acrescentou.

A vitória só foi possível após estudo realizado pela FUNAI e uma portaria assinada pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que tornou o lugar terra indígena. As terras ainda precisam ser homologadas, ou seja, legitimadas por um decreto presidencial.

Saiba mais sobre a corrida aqui: vencedores e corrida

Lilian Santos