Theatro Municipal lança programação com apresentações gratuitas de música e dança

Projeto ‘Municipal na Cidade’ levará a arte produzida pelos corpos artísticos fixos do teatro a terminais de ônibus CEUs e igrejas

A arte produzida no Theatro Municipal de São Paulo será levada para novos públicos em toda a cidade. O projeto ‘Municipal na Cidade’, lançado na terça-feira, dia 30, promoverá mais de 130 apresentações gratuitas de música erudita, canto coral, dança e ópera em cinco terminais de ônibus e sete Centros Educacionais Unificados (CEUs). Outra novidade da iniciativa são concertos especiais no Theatro Municipal para professores, familiares e alunos da rede municipal de ensino e para motoristas e cobradores de ônibus.

Em coletiva de imprensa, o prefeito de São Paulo afirmou que o objetivo é oferecer a mais pessoas a oportunidade de conhecer o trabalho de excelência praticado pelos músicos, cantores e bailarinos do Municipal. “É uma maneira de democratizar o acesso à cultura erudita. Às vezes a pessoa fala que não gosta de música clássica, mas nunca ouviu, porque não teve oportunidade. Levar a arte à população é uma forma de transformar as pessoas e a própria sociedade. Muita gente vai sair rejuvenescida dessa experiência de ter um contato em um lugar inesperado com a música do Theatro Municipal”, afirmou.

Todas as apresentações integram o Circuito São Paulo de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. “Queremos fazer com que todos os espaços públicos da cidade, como teatros, os CEUs, os cemitérios, os parques ou praças, sejam locais para articulação de ações culturais”, afirmou o secretário de Cultura.

Apresentações no Terminal de Pirituba

Em parceria com a secretaria municipal de Transportes, serão realizadas 20 apresentações em terminais de ônibus, com o Balé da Cidade, o Coro Lírico Municipal, o Coral Paulistano Mário de Andrade e a Orquestra Sinfônica Municipal. A programação acontece nos terminais Parque Dom Pedro II, na região central, Sacomã e Capelinha, na zona sul, Pirituba, na zona norte, e Cidade Tiradentes, na zona leste.

A cabeleireira Cintia Liberato, de 33 anos, aproveitou a passagem pelo Terminal Parque Dom Pedro II, na manhã de terça, para acompanhar as apresentações. Sem saber exatamente do que se tratava, parou com o filho ao perceber que músicos e bailarinos dividiam espaço com os transeuntes. Assistiu à passagem de som e aos espetáculos do Coro Lírico Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo.

"Acho que iniciativas como esta deveriam se repetir sempre, em diversos terminais. Perdi mais de meia hora aqui e não me arrependo. Valeu muito a pena. O bom é que muitas das pessoas que passam por aqui não têm condições de ir a um teatro. Conversei com uma senhora que nunca sequer tinha ouvido falar em ópera ou balé", relatou Cintia.

José Lira, 58, também aprovou a medida. "Achei isso maravilhoso! Nunca tinha assistido uma apresentação de balé e jamais pensaria que veria isso em um terminal de ônibus. Vou voltar nos próximos dias", disse ele.

Os motoristas e cobradores que trabalham nos ônibus da Capital serão também convidados, com seus familiares, para um concerto especial no dia 19 de dezembro, no Theatro Municipal, com a Orquestra Sinfônica Municipal. “A profissão de motorista é considerada uma das mais estressantes do mundo. Então a arte e a cultura fazem bem para todos, para humanizar cada vez mais a cidade”, disse o secretário dos Transportes.

 Concertos didáticos

Os estudantes da rede municipal de ensino participarão de 59 concertos didáticos no Theatro Municipal, em que aprenderão sobre música e dança com os artistas dos corpos fixos da instituição. Na programação estão previstas atrações como “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev, “A Flauta Mágica” e as missas de Mozart, e a série “Coral Paulistano encontra a dança”.

“Os nossos alunos virão ao Theatro Municipal. Eles vão se acostumar a viver este clima, a conhecer essa musicalidade. A gente respeita todas as manifestações culturais que existem nas nossas comunidades, mas é fundamental trazer as crianças para ter contato com uma das casas mais bonitas da cidade”, disse o secretário da Educação.

O Coral Paulistano Mário de Andrade também se apresentará em sete CEUs: Meninos e Feitiço da Vila, na zona sul, Aricanduva, na zona leste, Perus, na zona norte, Jaguaré, Butantã e Uirapuru, na zona oeste.

Os professores da rede e seus familiares serão recebidos em quatro ensaios gerais abertos das óperas da programação do Municipal. Para o segundo semestre, estão previstas “Thaïs”, de Massenet, “Manon Lescaut”, de Puccini, “Lohengrin”, de Richard Wagner e “Cosi Fan Tutti”, de Mozart.

De jeans e camiseta

Os músicos e o maestro da Orquestra Experimental de Repertório e do Coral Paulistano vestirão jeans e camiseta para seis concertos gratuitos que serão realizados no Municipal aos domingos pela manhã. O objetivo é utilizar o clima informal para aproximar o público à cultura erudita.

Outra iniciativa neste sentido serão vinte apresentações na escadaria interna do teatro, com as portas abertas para a Praça Ramos de Azevedo, com o Coro Lírico Municipal e o Coral Paulistano. Estes concertos acontecerão ao longo de todo o segundo semestre, a partir de 24 de julho.

Para o maestro John Neschling, as novas propostas ampliarão o alcance do trabalho artístico produzido no Theatro, que, juntamente com a Praça das Artes, teve em 2014 um público de mais de 300 mil pessoas. “Em 2014, fizemos 274 espetáculos, para 320 mil pessoas. Agora iniciamos um trabalho de integração com outras secretarias e ampliaremos o nosso trabalho para mais 138 espetáculos só no segundo semestre de 2015”, explicou o diretor artístico da Fundação Theatro Municipal.

No próximo sábado, dia 4, a Orquestra Sinfônica Municipal realizará um concerto para apoiar a Campanha do Agasalho, quando ingressos serão distribuídos em troca de roupas. No dia 11 de outubro, em comemoração do Dia das Crianças, a Orquestra Experimental de Repertório fará um concerto especial na Praça das Artes, com “Pedro e o Lobo para Crianças”.

Apresentações gratuitas também acontecerão na Galeria Olido, na região central, que receberá o Balé da Cidade; no Cemitério da Consolação, que receberá o Coral Paulistano; e nas paróquias São Geraldo, em Perdizes, São José e Imaculada Conceição, no Ipiranga, Santa Teresinha e na Capela do Colégio Sion, em Higienópolis, e Santíssimo Sacramento, no Paraíso.

A programação completa do projeto "Municipal da Cidade" pode ser conferida abaixo e no site da Fundação do Theatro Municipal.

Circular Theatro Municipal
30/6 ter 12h

Terminal Parque Dom Pedro II
Balé da Cidade de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo e integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal
1/7 qua 12h
2/7 qui 12h
3/7 sex 12h

Balé da Cidade de São Paulo
27/8 qui 12h
28/8 sex 12h
1/9 ter 12h
2/9 qua 12h

Terminal Capelinha
Coro Lírico Municipal de São Paulo e integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal
5/10 seg 12h
6/10 ter 12h
7/10 qua 12h
8/10 qui 12h

Terminal Pirituba
Balé da Cidade de São Paulo
29/10 qui 12h
30/10 sex 12h
3/11 ter 12h
4/11 qua 12h

Terminal Cidade Tiradentes
Coro Lírico Municipal de São Paulo e integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal

Terminal Sacomã
Coral Paulistano Mário de Andrade
4 apresentações de Natal, em dezembro – datas a confirmar

Concerto para motoristas e cobradores
Theatro Municipal de São Paulo | Orquestra Sinfônica Municipal
19/12 sáb

Ensaios abertos de óperas para professores
Theatro Municipal de São Paulo | Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico e solistas
21/7 ter 19h
27/8 qui 19h
6/10 ter 19h
16/11 qui 19h

 Escolas no Municipal | Apresentações para escolas da rede municipal de ensino Theatro Municipal de São Paulo | Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo | Pedro e o Lobo para Crianças
31/7 sex
9/9 qua (duas apresentações)
14/9 seg
9/10 sex
14/10 qua
16/10 sex
22/10 qui
6/11 sex
30/11 seg
9/12 qua
10/12 qui
11/12 sex

Praça das Artes | Coro Lírico Municipal de São Paulo | A Flauta Mágica para Crianças
12/11 qui
13/11 sex
19/11qui
20/11 sex
25/11 qua

Ensaios abertos de coros de óperas | Cúpula do Theatro Municipal de São Paulo
19/6 sex 16h
24/7 sex 16h
2/9 qua 16h
30/10 sex 16h

Ensaios abertos: Coral Paulistano encontra a Dança
Sala do Conservatório (Praça das Artes) | Coral Paulistano Mário de Andrade

10/7 sex – Danças Populares
7/8 sex – Flamenco
18/9 sex – Danças Latino–Americanas
16/10 sex – Gigas
20/11 sex – Maracatus e Afros
4/12 sex – Valsas

Ensaios abertos: Coral Paulistano canta as Missas de Mozart
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo | Coral Paulistano Mário de Andrade

2/7 qui
6/8 qui
10/10 qui
22/10 qui
5/11 qui
10/12 qui

Balé da Cidade de São Paulo
Sede do Balé da Cidade
18 apresentações para escolas no segundo semestre

Ensaios abertos: Quarteto da Cidade
Sala do Conservatório (Praça das Artes) | Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
5/8 qua
19/8 qua
2/9 qua
16/9 qua
30/9 qua
14/10 qua
18/11 qua
9/12 qua

 Apresentações nos CEUs | Coral Paulistano Mário de Andrade
13/6 sáb 17h CEU Meninos
12/7 dom 17h CEU Feitiço da Vila
1/8 sáb 17h CEU Aricanduva
12/9 sáb 17h CEU Perus
24/10 sáb 17h CEU Jaguaré
7/11 sáb 17h CEU Butantã
6/12 dom 17h CEU Uirapuru

 


Outras apresentações dos grupos do Theatro Municipal pela cidade de São Paulo

 APRESENTAÇÕES NAS IGREJAS
gratuito

 Orquestra Experimental de Repertório
9/8 dom 12h – Paróquia São Geraldo das Perdizes
30/8 dom 12h – Paróquia São Geraldo das Perdizes
25/10 dom 12h – Paróquia São Geraldo das Perdizes

Coral Paulistano Mário de Andrade – Missas de Mozart
5/7 dom – Paróquia São José do Ipiranga
9/8 dom – Igreja Santa Teresinha em Higienópolis
13/9 dom – Capela do Colégio Sion no Higienópolis
25/10 dom – Igreja Imaculada Conceição no Ipiranga
8/11 dom – Paróquia do Santíssimo Sacramento no Paraíso

Apresentações na Galeria Olido
Balé da Cidade de São Paulo

16/7 qui 20h
17/7 sex 20h
18/7 sáb 20h
19/7 dom 19h
23/7 qui 20h
24/7 sex 20h
25/7 sáb 20h
26/7 dom 19h

Apresentações no Cemitério da Consolação
Coral Paulistano Mário de Andrade

9/8 dom – Dias dos Pais
2/11 seg – Dia de Finados

Theatro Municipal de Portas Abertas
Concerto para campanha do agasalho | Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

4/7 sáb (entrada: 1 agasalho)

Comemoração Dia das Crianças
Praça das Artes | Orquestra Experimental de Repertório | Pedro e o Lobo

11/10 dom 11h

Apresentações na escadaria do Theatro Municipal
Coro Lírico Municipal de São Paulo

24/7 sex 18h
28/8 sex 18h
4/9 sex 18h
30/10 sex 18h
27/11 sex 18h
11/12 sex 18h

Coral Paulistano Mário de Andrade
29/7 qua 12h
9/9 qua 12h
14/10 qua 12h
11/11 qua 12h
5/8 qua 12h
16/9 qua 12h
21/10 qua 12h
2/12 qua 12h
12/8 qua 12h
23/9 qua 12h
28/10 qua 12h
19/8 qua 12h
30/9 qua 12h
4/11 qua 12h

Municipal de jeans e camiseta
Concertos no Theatro Municipal de São Paulo

Orquestra Experimental de Repertório
30/8 dom 11h
18/10 dom 11h
13/12 dom 11h
20/12 dom 11h

 

Coral Paulistano Mário de Andrade
2/8 dom 11h
13/9 dom 11h

De Secretaria Executiva de Comunicação