Plano de Contingência para Baixas Temperaturas é acionado na capital. Assistência Social tem 11 mil vagas

Encaminhamento para locais protegidos é reforçado quando os termômetros registram 13° ou menos

As baixas temperaturas que têm atingido a Capital nos últimos dias motivaram operações para intensificar o acolhimento de pessoas em situação de rua. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as temperaturas mínimas nas últimas madrugadas ficaram entre 12° e 15°, devido a uma massa de ar polar. Sempre que a temperatura atinge um patamar igual ou inferior a 13°C, ou sensação térmica equivalente, a Prefeitura coloca em ação o Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas. Desde 18 de maio, já foram realizados 251.976 acolhimentos.

A medida, coordenada de forma compartilhada pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Coordenação das Subprefeituras, tem por objetivo zelar pela segurança e bem-estar dos habitantes da cidade, promovendo o acolhimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de rua durante o período mais frio do ano, uma vez que, dada a fragilidade nutricional e de saúde dessa população, ela está sujeita a risco de morte por choque térmico.

Até 31 de outubro, funciona um esquema especial de atendimento, inclusive com a ampliação de vagas nos 72 Centros de Acolhida da capital. Atualmente, a rede de acolhimento da Prefeitura possui cerca de 10 mil vagas fixas, com potencial para atender até 11 mil pessoas em situação de rua. Haverá ainda a possibilidade de abertura de alojamentos de emergência se as vagas ofertadas forem insuficientes.

Pessoas em situação de rua interessadas no acolhimento devem procurar uma das unidades da rede. A população em geral também pode acionar a operação por meio do telefone 156, com uma solicitação à Coordenadoria de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE), que funciona 24 horas. Ao serem encaminhadas a um equipamento da operação, as pessoas em situação de rua terão acesso a acolhimento, com camas, cobertores, travesseiros, banho, alimentação e kits de higiene pessoal. Durante a Operação Baixas Temperaturas em 2013, foram realizadas 74.645 abordagens e registrados 1.289.306 acolhimentos. Em 2014, foram 62.405 abordagens, além de 1.473.512 acolhimentos. Em geral, as vagas são ocupadas de maneira rotativa de acordo com as necessidades dos atendidos e a oscilação da temperatura.

A implementação do plano de contingência fica a cargo do Comitê Permanente de Gestão de Situações de Baixas Temperaturas, composto por representantes não só de SMADS, mas também das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, da Saúde, de Segurança Urbana, de Direitos Humanos e Cidadania, de Transportes e do Centro de Gerenciamento de Emergência, este vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.

Censo da População em Situação de Rua
De acordo com o Censo da População em Situação de Rua, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), das 15.905 pessoas em situação de rua que vivem hoje na cidade, 8.570 são atendidas pelos serviços de acolhimento administrados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e passam a noite em abrigos.

O censo anterior, realizado em 2011, apontava para a existência de 14.478 pessoas pelas ruas de toda a cidade. Na comparação com os períodos de 2000-2009 e 2009-2015, a taxa de crescimento anual caiu pela metade, de 5,14% para 2,56%.

De Secretaria Executiva de Comunicação