Prefeitura no Bairro faz mais de três mil atendimentos em Taipas, zona norte

Programa trouxe serviços públicos e ação concentrada de zeladoria. Mais de quatro mil metros quadrados de córregos foram limpos no distrito e 267,4 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas

Em sua nona edição, o programa Prefeitura no Bairro realizou mais de três mil atendimentos em Taipas, zona norte da Capital. O prefeito visitou neste sábado (30) as tendas de atendimento instaladas na rua Lucinda Simões e acompanhou o trabalho realizado no bairro. Em uma semana, ação concentrada de zeladoria no distrito limpou mais de quatro mil metros quadrados de córregos e recolheu 267,4 toneladas de lixo e entulho.

“Todo mundo tem uma demanda para a Prefeitura: é uma calçada, um muro, uma lombada, uma praça. Nós estamos aqui para recolher críticas e sugestões da comunidade dos bairros, para a gente agir mais, cuidando das demandas pequenas e das grandes também”, afirmou o prefeito.

Durante a visita aos postos de atendimento do programa, acompanhou atividades do Movimento de Cultura de Pirituba e ouviu demandas de saúde e habitação. No diálogo, o prefeito lembrou que para 2015 está prevista a licitação da ponte na avenida Raimundo Pereira de Magalhães e que o bairro terá 960 novas unidades habitacionais em condomínio na avenida Cantídio Sampaio.

O bairro recebe até 5 de junho ações intensivas no perímetro que abrange a Rua Monte Alegre do Sul, passa pela Avenida Deputado Cantídio Sampaio, centro de Taipas, Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, bairro do Cantagalo e Avenida Elísio Teixeira Leite, nas proximidades da Brasilândia. Na próxima semana, a subprefeitura Pirituba/ Jaraguá prossegue com o atendimento, principalmente na área de zeladoria. Na última semana, o bairro recebeu os cuidados de uma equipe de 150 trabalhadores por dia.

“A região superou todas as expectativas do programa, com o atendimento nas tendas e os serviços prestados, mostrando que estamos no caminho certo, trazendo os serviços de todas as secretarias para perto da população”, disse a vice-prefeita, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS).

Nos postos de atendimento, o campeão de procura foi a unidade móvel do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), que prestou 780 atendimentos de encaminhamento para vagas de trabalho, emissão de carteira de trabalho e pedido de seguro desemprego. Outras áreas com grande procura foram cultura, com 460 atendimentos, esportes, com 500 atendimentos, e habitação, com 109 atendimentos. Equipes de saúde visitaram ainda 2261 imóveis para bloqueio de criadouros da dengue e desratização.

Além dos serviços prestados, as atividades culturais e esportivas que aconteceram na praça de atendimento atraíram 3.200 pessoas. Ao longo da semana, cerca de 280 crianças aproveitaram atividades de contação de histórias e leitura no ônibus biblioteca.

As equipes da subprefeitura limparam 483 bocas de lobo, 31 poços de visita, 333 ramais e 624 galerias. Foram percorridos 56,1 km de ruas para limpeza, onde foram recolhidas 48,5 toneladas de resíduos somente nos caminhões cata-bagulho. Além disso, foram tapados 21 buracos e duas escadarias foram reformadas.

Para dar mais segurança ao trânsito do bairro, a Companhia de Engenharia de Tráfego elaborou 76 projetos de sinalização para pedestres, padronizou nove lombadas, instalou 165 placas e implantou 40 faixas para pedestres. Quinzes escolas da região também ganharam áreas de embarque e desembarque.

Visita
Antes de acompanhar as ações do Prefeitura no Bairro, o prefeito visitou o Centro de Educação Infantil Padre Neno, no Jardim Marilu. Na creche, o prefeito reuniu-se com pais e professores. O equipamento foi aberto em outubro de 2014 e atende 92 crianças de zero a quatro anos por meio de um convênio com a Associação Clube de Mães Raio de Sol. Em seguida, visitou o Centro Esportivo e de Lazer Brigadeiro Eduardo Gomes, onde acompanhou atividades de capoeira e de judô.

Acompanharam as visitas os secretários municipais de Relações Internacionais e Federativas, Coordenação das Subprefeituras, Comunicação, Esporte, Lazer e Recreação, Serviços e Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.

Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, Zona Leste. Edições anteriores do programa foram realizadas no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda
Veja o calendário para as próximas ações:
- 8 de junho: subprefeitura de Cidade Ademar
- 15 de junho: subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme
- 22 de junho: subprefeitura de Campo Limpo
- 29 de junho: subprefeitura Guaianases
- 13 de julho: subprefeitura de Jaçanã/ Tremembé
- 20 de julho: subprefeitura de Sapopemba
- 27 de julho: subprefeitura de Casa Verde
- 03 de agosto: subprefeitura de Lapa
- 10 de agosto: subprefeitura da Ermelino Matarazzo
- 17 de agosto: subprefeitura de Perus