CEUs da capital abrirão 900 vagas em curso de Pedagogia

Aulas serão oferecidas pela Unesp por meio da Universidade Aberta do Brasil. As inscrições serão entre 7 e 27 de maio

O prefeito de São Paulo lançou nesta quarta-feira, dia 6, no CEU Quinta do Sol, zona leste da cidade, um edital que abre inscrições no curso de Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).  O curso, com modalidade semipresencial, oferece 900 vagas, distribuídas em 18 dos 32 polos da UAB que funcionam nos Centros Educacionais Unificados (CEUs). As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 7 e 27 de maio.

"Nós não podemos deixar um palmo de chão de São Paulo sem um gesto na direção da educação. Esse projeto fortalece os laços com a comunidade. O nosso papel agora é divulgar isso, pois tem muito jovem que com certeza quer ser professor e tem que receber do Estado o apoio devido para conseguir realizar a sua vocação. Nós temos que oferecer as condições para que essa juventude se apaixone pela educação e possa se realizar ensinando os nossos jovens e nossas crianças", destacou o prefeito. 

A iniciativa, parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), com apoio da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), oferecerá 50 vagas por polo. A carga horária do curso é de 40% de atividades presenciais e 60% de atividades virtuais.

O candidato deverá estar em exercício na educação básica, seja na Rede Municipal de Ensino - direta ou conveniada -, na rede estadual ou até mesmo na rede particular da Grande São Paulo.

"É significativo para a população dizer que tem no seu bairro uma universidade pública, gratuita, neste caso com a qualidade da Unesp. São 900 pessoas que poderão cursar pedagogia. Por que pedagogia? Para valorizarmos ainda mais os professores", pontuou o secretário municipal de Educação, destacando que o curso se destina aos docentes que têm alguma licenciatura, mas não a formação em Pedagogia.

Presente no encontro, o reitor da Unesp, Julio Cezar Durigan, afirmou que a estrutura descentralizada da instituição vai ao encontro do ensino à distância e da difusão de uma educação de qualidade. Atualmente, a Unesp tem 34 unidades, distribuídas em 24 cidades do Estado.

"Eu costumo dizer que a Unesp está se preparando para aquilo que vai ser uma política de Estado em pouco tempo, que é o ensino a distância. O ensino à distância é, comprovadamente em vários países do mundo, a melhor forma de inclusão", pontuou.

As inscrições para o curso de Pedagogia custam R$ 75,00 e deverão ser feitas pelo site da Vunesp. O processo seletivo terá uma prova de conhecimentos gerais e uma redação, aplicada no dia 21 de junho. Os resultados serão divulgados no dia 8 de julho.


Portal

Na ocasião, foi também lançado o portal UniCEU, por meio do qual qualquer cidadão poderá ter acesso às informações sobre os cursos oferecidos nos CEUs da capital por meio da UAB.

"A gente quer que cada vez mais as pessoas conheçam as universidades nos CEUs e os cursos que são ofertados por meio dos polos", afirmou uma assessora especial da Secretaria Municipal de Educação.

No site, os cidadãos têm informações sobre os 32 polos da capital, as instituições parceiras e os cursos oferecidos, inclusive com inscrições abertas.

De Secretaria Executiva de Comunicação