Campanha de Vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira

Poderão se vacinar pessoas de 60 anos ou mais de idade, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e quem tem doenças crônicas

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (4) a Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) nas unidades de saúde em toda a cidade de São Paulo. Até o dia 22 de maio, poderão se vacinar gratuitamente pessoas de 60 anos ou mais de idade, profissionais da saúde, gestantes, população indígena, crianças na faixa etária de 6 meses e menor que 5 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e quem tem doenças crônicas.

O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público alvo, que representa aproximadamente 3,2 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% deste público nas unidades de saúde em toda a cidade.

Em 2014, a cobertura vacinal geral foi de 82% e a avaliação por grupo foi de: 80% para os adultos com 60 anos e mais, 77% para as gestantes, 120% para puérperas, 82% para as crianças, 93% para os trabalhadores da saúde e 130% para os indígenas.

É importante que as pessoas saibam que a vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica.

A vacina estará disponível nas unidades de saúde. A relação dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou neste link

Dia da Mobilização Nacional
No próximo sábado (9), o Ministério da Saúde promoverá o Dia da Mobilização Nacional. Além dos postos da rede de saúde, shoppings, escolas e outros locais irão receber doses da vacina para a população. A ação ocorrerá simultaneamente em todo território nacional.

Complicações respiratórias e pneumonia
A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que comece a fazer efeito. Por este motivo, a Campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus influenza. Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a menos de 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

O contágio da gripe ocorre pelas secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, manter os ambientes arejados, também ajudam na prevenção da gripe.

De Secretaria Executiva de Comunicação