Comitê de Combate ao Aedes Pirituba/Jaraguá intensifica ações

Subprefeitura segue o plano de contingência recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde

O Comitê Regional de Combate ao Aedes da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá intensificou as ações que vêm realizando desde o início do ano, pela própria Supervisão de Vigilância em Saúde, na região, seguindo o plano de contingência recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Por duas semanas, de 06 a 17 de abril, dezenas de agentes de zoonoses e de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirituba e Jardim Ipanema estão realizando os trabalhos de bloqueio de criadouros na região de Pereira Barreto, em Pirituba e Jardim dos Alpes, no Jaraguá. Além de palestras e orientações que ocorrem de maneira permanente com cerca de 200 crianças atendidas pela Organização Não Governamental (ONG) do Instituto da Criança Cidadã (ICC) da UBS Morada do Sol, no bairro do mesmo nome, no Jaraguá e em Moinho Velho, no distrito de Pirituba. Além de ações de dengue junto com vacinação nas EMEFs General Dale Coutinho; Eliane Benutti e Raul Pompéia, em Taipas.

Ações educativas também estão sendo realizadas pela Diretoria Regional de Educação de Pirituba/Jaraguá em aproximadamente 120 escolas e creches municipais públicas em toda a região. São palestras com pais de alunos, professores e profissionais da educação, além de atividades pedagógicas com as crianças, entrega de cartilhas, sessões de vídeos, jogos e brincadeiras.

Já a Defesa Civil, continua os trabalhos de divulgação com carro de som e panfletagem sobre a dengue e ao Chikungunya, doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nos parques e áreas esportivas da região também estão sendo realizadas ações de conscientização, como a que ocorreu no Parque Pinheirinho D’Água, em que os frequentadores foram orientados a cuidar da questão do descarte de copinhos, dentre outras.

O esforço continua concentrado. Na última Sexta Feira Santa foram distribuídas cartilhas e folhetos informativos a mais de seis mil pessoas que prestigiaram a encenação da Paixão de Cristo, em Taipas. O subprefeito, Carlos Eduardo Silva Diethelm, em sua abertura, fez um apelo para que cada um faça sua parte no combate ao mosquito da dengue.

Além disso, a Subprefeitura colocou à disposição da equipe de Combate a Dengue mais dois caminhões para reforçar a coleta de entulhos, apesar do Cata-bagulho realizado aos sábados pela empresa Inova, em um dos 16 setores desta Subprefeitura.

Sem contar com os trabalhos realizados diariamente pelas equipes das supervisões de Limpeza Pública e Manutenção, como poda de grama, limpeza de guias e córregos, além de limpeza e conservação de mais de 285 mil m² de áreas ajardinadas. 

Também foram acrescentados aos trabalhos, o recolhimento de pneus na região. Desde o início da operação, cerca de 500 pneus foram removidos e levados para o ponto de coleta da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia, na Avenida Santa Marina, a fim de serem reciclados.

Além da intensificação nas remoções de carcaças abandonadas nas vias, seguindo a legislação vigente. Para se ter uma ideia, 38 carros ou carcaças abandonadas foram removidos das ruas neste ano. Todos levadas ao pátio da Subprefeitura, no Jardim Panamericano.

Também foram realizadas palestras com as comunidades, como as que ocorreram em Taipas, nos dias 25 e 27 de março no Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes, à Rua João Amado Coutinho, 240, perto do Posto de Saúde Elísio Teixeira Leite. E ainda na Associação Amigos da Parada de Taipas e Igreja Santo Antônio, no Parque Taipas.

Veja aqui as Tendas instaladas

Ainda, foram instalados na última quarta-feira, dia 6 de abril, na zona norte, quatro máquinas de exames rápidos. A ação chamada Point of Care tem por objetivo agilizar o diagnóstico e o encaminhamento de pacientes que apresentam baixa concentração do número de plaquetas no sangue, um dos principais sintomas da dengue hemorrágica. E com o objetivo de desafogar as unidades de saúde, onde o número de casos confirmados de dengue é elevado, foram instaladas duas tendas na região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia.

A próxima passará a atender na região do Jaraguá, dentro da UBS Elísio Teixeira Leite, à Rua João Amado Coutinho, 400. Mas lembre-se, inicialmente a população tem de buscar atendimento em uma unidade de saúde.

Como foram desenvolvidas as ações

No enfrentamento ao Aedes aegypti os trabalhos foram desenvolvidos em áreas prioritárias, onde houve registros de casos de dengue. A primeira área trabalhada foi a do distrito Jaraguá. Todas as ruas dentro do perímetro que engloba as Ruas João Amado Coutinho; Vale do Rio Doce; Dourado; Serra Azul e Avenida Elísio Teixeira Leite foram atendidas.

Ao todo foram mais de 4 mil imóveis trabalhados, com nebulizações, bloqueio de criadouros, sensibilizações educacionais, carro de som, tudo num esforço concentrado também com as comunidades locais, de 9 a 27 de março. Os mesmos trabalhos foram realizados na Vila Maggi, entre os dias 13 e 28 de março, onde cerca de 3 mil imóveis foram trabalhados. Taipas entrou como terceira área, recebendo os serviços a partir de 10 de março até 03 de abril, por onde cerca de 3.900 imóveis foram atendidos. Em seguida, o Jardim Panamericano e Vila Pereira Barreto.

Bloqueio

Para quem não conhece, nos trabalhos de bloqueio os agentes fazem as visitas a vários locais, incluindo residências e comércios. E, ao identificar o foco, resolvem o problema. Dentre as soluções, removem a água parada do local, adicionam hipoclorito de sódio (cloro), se necessário ainda realizam a nebulização - conhecida pelo povo como “fumacê”. Além, de instruírem sobre as providências para evitar o criadouro, como colocação de tela nas caixas de água.

O alerta fica para que a população autorize os agentes de saúde entrar em suas residências, a fim de realizarem a fiscalização no combate ao Aedes.


Formação da equipe

O grupo formado por 21 representantes de diversas secretarias, dentre elas Saúde, Verde e Meio Ambiente e Assistência Social, reúne-se uma vez por semana, para seguir planos estratégicos a fim de viabilizar a assistência aos pacientes, vigilância epidemiológica, controle de vetores dentre outras ações prioritárias.

Veja abaixo a lista de quem compõe o Comitê publicada no Diário Oficial do Município em 5 de março de 2015: subprefeito de Pirituba/Jaraguá – Carlos Eduardo Silva Diethelm; chefe de gabinete Alex Sander Nogueira; assessor Miguel Gomes Lima; supervisor Técnico de Saúde Pirituba/Perus, João Marcondes da Silva Filho, suplente Marlene Sales Bueno; supervisora de Vigilância em Saúde, Regina Selis Acquesta Dias, suplente Graciana Dagmar de Lima; Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Cauhy, suplente Saulo Ferreira dos Santos Braghini; Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Joana D’Arc dos Santos, suplente Adeliana Saes Coelho Barbedo; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Natália Pereira de Oliveira, suplente Lurdes Alcântara; Defesa Civil, Cláudio Alves de Araújo, suplente João Augusto Rabetti; Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura, Valmir Ferreira dos Santos, suplente Luiz José de Souza; Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Perus – gestor June Maria Medaglia Favaro Lucchesi, trabalhador Rosana Fortino Krebs, usuários Elipersida Candoto Pozella da Silva e Kátia Cilene Alves.

Veja aqui as orientações passadas às unidades públicas municipais. Se você é responsável por uma unidade, preencha semanalmente aqui o chek list.


Saiba mais aqui

 


Lilian Santos