Nota de esclarecimento - Tenda de Atendimento/Dengue

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que as tendas instaladas servem de local de apoio para atendimento de casos suspeitos de dengue. A população deve ser orientada a buscar, primeiro, atendimento em uma unidade de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que as tendas instaladas servem de local de apoio para atendimento de casos suspeitos de dengue. A população deve ser orientada a buscar, primeiro, atendimento em uma unidade de saúde. Pessoas que, depois da triagem inicial, têm suspeita de dengue são encaminhadas para as tendas, onde terão um atendimento e orientação específicos para a doença. Se for o caso, iniciarão tratamento para os sintomas da dengue no local ou serão encaminhados para internação em hospital.

 

As tendas estão em fase de instalação e começo de trabalho, com o objetivo de desafogar as unidades de saúde, especificamente na zona norte, onde a Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) monitora o número elevado de casos confirmados. Um dos objetivos principais é a detecção e atendimento rápido para casos agudos de dengue. Lembramos que as máquinas de teste rápido não são para diagnóstico de dengue; servem para a contagem de plaquetas para identificar agravamento e potencial evolução para dengue hemorrágica. A maioria dos casos não é de urgência/emergência e tem como recomendação de tratamento o repouso, hidratação e atenção para novos sintomas ou sinais de alerta.

 

De acordo com o último balanço, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

 

A respeito do atraso para início do atendimento nesta manhã (7), a Secretaria de Saúde foi informada de que o ônibus do Hospital Albert Einstein – parceiro da Prefeitura na Tenda do Jardim Vista Alegre – utilizado para o transporte de funcionários atrasou. A entidade informou que já busca a regularização dessa situação.

 

Atenção para Jornalistas:

Conforme foi informado em aviso de pauta aos veículos de imprensa, o atendimento a jornalistas, captação de imagens e gravação de entrevistas dentro da tenda aconteceria somente na manhã da segunda-feira. Essa exceção foi feita devido à grande procura e para prestar os devidos esclarecimentos à população. Porém, é praxe no setor de saúde evitar a exposição de pacientes e médicos em serviço. Na medida do possível, o funcionamento da tenda deve preservar um ambiente de maior tranquilidade possível. Agradecemos a compreensão de todos os profissionais.

 

Mais informações:

Prefeitura instala máquinas em unidades de saúde para agilizar tratamento contra dengue

Saúde divulga o quinto balanço de dengue e chikungunya na cidade

Saúde divulga o quarto balanço de dengue e chikungunya na cidade

De Secretaria Executiva de Comunicação