Prefeitura instala máquinas em unidades de saúde para agilizar tratamento contra dengue

Pacientes com suspeita de dengue poderão fazer exame de sangue e identificar baixa concentração de plaquetas. Máquinas serão levadas a unidades da zona norte

A partir desta segunda-feira, dia 6, quatro equipamentos de saúde da zona norte da capital receberão máquinas para o exame rápido de sangue. A ação, chamada de Point of Care, tem como objetivo agilizar o diagnóstico e o encaminhamento de pacientes que apresentam baixa concentração do número de plaquetas no sangue, um dos principais sintomas da dengue hemorrágica.

"Desde outubro nós estamos trabalhando. Um caso de dengue para nós é grave. Então é óbvio que nós estamos em um momento delicado. Mas comparativamente ao Estado e às cidades do interior, eu penso que nós estamos conseguindo conter a chegada da epidemia na cidade. Isso nos satisfaz? Não, mas nós estamos trabalhando intensivamente para impedir que os nossos indicadores cresçam como vêm crescendo no interior", disse o prefeito de São Paulo, na manhã da última quinta-feira, dia 2, durante visita à região de Vila Prudente, na zona leste.

De acordo com o balanço apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde na semana passada, no período de 4 de janeiro a 14 de março, 15.789 casos foram notificados e 4.436 foram confirmados autóctones (contraídos no município). Cerca de 47,5% dos casos estão concentrados na zona norte de São Paulo.

Com as novas máquinas, a identificação da queda do número de plaquetas é realizada em apenas 5 minutos, com uma única gota de sangue do paciente. Apesar de não possibilitar a confirmação da dengue em si, se constatada, a informação já é o suficiente para o encaminhamento do paciente para o tratamento intensivo, que tem início imediato, sem a necessidade de espera pelo resultado do exame específico para o diagnóstico da doença - algo que leva, em média, cinco dias.

Tenda de auxílio no combate à dengue

Além dos quatro pontos, cuja localização será divulgada em breve pela Secretaria Municipal de Saúde, uma outra máquina para a realização de exames de sangue será instalada em uma tenda montada junto à UBS Jardim Vista Alegre, onde também será oferecido atendimento à população com suspeita de dengue a partir de segunda-feira, dia 6.

A adoção de tendas para o auxílio no combate à dengue já estava prevista no Plano de Contingência, elaborado no ano passado, e é recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Localizada na Brasilândia, bairro também da zona norte, o equipamento contará com três clínicos, um pediatra, quatro enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento será executado em parceria com o Hospital Albert Einstein.

 Da Secretaria Executiva de Comunicação