Jovens do Senai Jorge Mahfuz interagem durante palestra da Defesa Civil de Pirituba/Jaraguá

Encontro durante semana SIPAT ajudou a esclarecer dúvidas quanto aos trabalhos da Defesa Civil

A Defesa Civil da Subprefeitura de Pirituba/Jaraguá participou da V Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), do Senai Jorge Mahfuz, de Pirituba. Cerca de 80 estudantes dos cursos de Aprendizagem Industrial; Eletrecista de Manutenção e Técnico de Eletro Eletrônica, interagiram durante a palestra sobre Prevenção e Áreas de Risco, ministrada pelo coordenador da Defesa Civil de Pirituba/Jaraguá,  no último dia 05 de março.

O coordenador mostrou quais são os reais trabalhos realizados pela Defesa Civil, sua importância e principalmente como a comunidade pode ajudar para evitar e agir em casos de riscos, como os considerados tecnológicos, que são os acidentes e incêndios; os hidrológicos, que são as inundações, alagamentos e enchentes e os geológicos que são os deslizamentos e solapamentos, os quais chamaram muito a atenção da plateia, de 15 a 20 anos.

O estudante Israel Pereira Silva, de 19 anos, morador do Jardim Shangrilá, em Taipas, questionou: “Moro em área de risco, como faço para prevenir maiores problemas?”

O coordenadori esclareceu que é fundamental a criação dos NUDEC’s (Núcleos de Defesa Civil Comunitários), nas comunidades. Eles são instrumentos de organização da população em sua própria defesa, qualquer pode integrar o NUDEC. Ainda completou: “A proteção e Defesa Civil somos todos nós” ao esclarecer que a mesma é formada pelo poder público, iniciativa privada, organizações não governamentais e a população em geral.

Além disso, disse ser importante a população perceber os riscos e evitar morar perto de encostas, margens de córregos e rios, em lugares em que o solo é inclinado, em que há problemas de drenagem. E salientou a questão do descarte ilegal de entulho e lixo.

Foi observado ainda que o crescimento desordenado populacional é uma das causas dos problemas enfrentados, principalmente em grandes centros urbanos, mas que a Prefeitura tem trabalhado para atender à demanda populacional por meio de programas habitacionais.

O coordenador da Defesa Civil de Pirituba/Jaraguá mostrou ainda vários trabalhos realizados na região, e esclareceu que em Pirituba/Jaraguá há 20 áreas de riscos, as quais são constantemente monitoradas pelas equipes. Lembrou também que a Defesa Civil da região está a todo vapor realizando trabalhos educativos, como o do combate à dengue  e agradeceu o convite feito pelo coordenador de atividades pedagógicas do Senai Pirituba, Roberto Sanches Cazado.

Um dos professores que estava presente na plateia, Ernesto Nodomi, disse que a palestra foi muito importante, pois, a partir dela os alunos puderam entender todos os trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil. Já o professor Denis Mathias Bicudo, agradeceu a participação e o empenho da Defesa Civil em levar o conhecimento aos jovens: “Esse trabalho da Defesa Civil nas escolas é muito importante para a conscientização dos nossos jovens, que são multiplicadores dessas informações aos seus familiares e à comunidade. A vinda da Defesa Civil por aqui fortificou o trabalho prevencionista da SIPAT”, emendou Bicudo.

A Defesa Civil trabalha ainda com o Monitoramento das Chuvas; Operação Chuvas de Verão; Emergência com Produtos Perigosos; Central de Comunicações. Caso você percebe algum risco, ligue imediatamente para a central de atendimento da Defesa Civil, pelo telefone 199.

Saiba mais sobre Defesa Civil no site.