Defesa Civil reforça Campanha de Combate à Dengue

Ação tem objetivo de alertar a população sobre a proliferação do mosquito transmissor

Desde o último dia 12, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras disponibiliza 32 viaturas da Defesa Civil, para percorrer as ruas da cidade, quando o agente não estiver empenhado em ações específicas do órgão. A iniciativa marca mais uma etapa do Plano Municipal de Combate ao Aedes-Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Os carros foram equipados com sistema de som, adesivos e material impresso, e fortalecerão as ações dos agentes de saúde no contato direto com a população. Outra novidade é a inclusão de voluntários da Cruz Vermelha, que também farão parte das abordagens e orientações. Além disso, sempre às quartas-feiras, será realizado o dia "D" com distribuição de folhetos explicativos nos principais pontos de maior circulação de pessoas.

A parceria tem o objetivo de reforçar o trabalho de combate ao mosquito e levar esclarecimentos para todos os cantos da cidade, do centro à periferia, destaca o coordenador geral da Defesa Civil.

Outras iniciativas, incrementadas pelas subprefeituras


Várias subprefeituras estão realizando ações pontuais, identificando necessidades e atuando de forma criativa e preventiva. A subprefeitura de Itaquera está promovendo o plantio de mudas de citronelas no bairro, para diminuir a incidência dos casos de dengue recorrentes neste período do ano. A planta age como barreira natural contra o mosquito proliferador da doença.
A Subprefeitura Mooca fará um mutirão, no próximo dia 28, no Clube Escola Mooca e em outros equipamentos públicos do local, na área de 190.000 m², para checagem e destruição de possíveis focos de larvas e alerta à população.

Dengue e chikungunya - Como prevenir:

- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias, brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo.- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge; ponha água só na terra.
Sintomas das doenças:
Os sintomas são parecidos: febre alta, dor de cabeça, dor no corpo e mal-estar. Porém, no caso da febre de chikungunya, as dores nas articulações podem durar mais de seis meses. No primeiro sintoma, procure um médico.