Pesquisa mostra que paulistanos aprovam Carnaval de Rua

Cerca de 90% se sentiu seguro e 86% afirmou que as ruas estavam limpas

O Observatório de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, núcleo de estudos e pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris), realizou neste ano, a primeira pesquisa de perfil de público no Carnaval de Rua de São Paulo e os resultados mostram a aprovação do público.

De acordo com a pesquisa, realizada no dia 14 de fevereiro, 42,20% do público presente no Carnaval de Rua optou ficar na cidade especialmente para curtir a programação. Sobre a infraestrutura oferecida os foliões, mais de 86% do público afirmou que as ruas estavam limpas para a passagem dos blocos e 90% do público aprovou o esquema de segurança oferecido.

Questionados se a Prefeitura deve continuar apoiando o Carnaval de Rua, todos os entrevistados afirmaram apoiaram a iniciativa. O levantamento tem o objetivo de conhecer o público deste evento que cresce a cada ano na capital.

A presença dos paulistanos no Carnaval de Rua é predominante, com 75,9% dos presentes, sendo 8,5% dos presentes vindos da região metropolitana. A presença dos turistas vindos de outras partes do Brasil consolida-se com 13,62% dos presentes. Já os estrangeiros equivalem a 1,98% dos presentes no evento. Ainda de acordo com a pesquisa, a permanência média dos turistas em São Paulo é de 3,8 dias e o gasto médio é de R$ 319.

Quanto a pesquisa realizada pelo Observatório nas mídias sociais, os blocos mais citados foram Banda Bangalafumenga, Banda Gueri-Gueri e Bloco do Sargento Pimenta. Clique aqui e veja na íntegra.

Blocos de rua

Na terça-feira, dia 17, a festa contou com 30 blocos dos mais diferentes tipos em todas as regiões da cidade. Destes, nove circularam pelas ruas da zona leste, seis no centro, seis na região oeste, cinco na região sul e quatro na zona norte. A estimativa dos organizadores é que mais de 70 mil pessoas aproveitaram a festa nas ruas.

“Eu acho muito importante a Prefeitura trazer um pouco do Carnaval para os bairros. Assim nós podemos sair sem se preocupar como vamos fazer para voltar para casa, ainda mais assim, em uma terça-feira, quando o pessoal já está mais cansado. É muito bom ter algo para fazer aqui por perto”, disse Ana Clara Paiva, enquanto aguardava a saída do bloco Afosé Oba Inã, na região da Mooca, zona leste da cidade.

As festas têm sido monitoradas por uma Central de Operações, que reúne representantes de 14 secretarias municipais e da Polícia Militar. De acordo com a polícia Militar e a Defesa Civil, não foram registradas ocorrências graves e festa correu com tranquilidade.

Banheiros

Nos desfiles dos blocos na terça-feira, dia 17, foram disponibilizados pela Prefeitura 300 banheiros químicos durante todo o dia, fora os oferecidos pelos próprios blocos com apoio privado.

Fiscalização

Cerca de 300 agentes da Prefeitura fizeram a fiscalização nas ruas, com atenção especial aos vendedores ambulantes que comercializavam garrafas de vidro, ao cumprimento da Lei Cidade Limpa e ao fechamento de bares até uma hora da manhã. Com relação à Cidade Limpa, as marcas infratoras continuaram sendo autuadas e receberão as multas.

Mais de cem guardas civis metropolitanos acompanharam os trajetos dos foliões das ruas na tarde desta terça-feira.

Neste ano, para coibir a exposição irregular de marcas publicitárias na paisagem urbana, a fiscalização está sendo intensificada pela Prefeitura. Foliões que identificarem irregularidades podem acionar a Prefeitura por meio da subprefeitura da sua região ou enviando fotos com o endereço em que foi flagrada a irregularidade para o email carnavalderua@prefeitura.sp.gov.br.

Trânsito

Durante a operação de trânsito nesta terça-feira não foram registradas ocorrências graves. A Companhia de Engenharia de Tráfego disponibilizou 235 agentes para a fiscalização e trabalho de orientação em toda a cidade.

De Secretaria Executiva de Comunicação