Prefeitura apresenta ações para Operação Chuvas de Verão 2014/2015

Trabalhos da Defesa Civil, obras de micro e macro drenagem minimizarão transtornos

A Prefeitura de São Paulo apresentou nesta sexta as ações da Operação Chuvas de Verão 2014/2015, que tem como objetivo minimizar o impacto do período chuvoso na vida dos paulistanos. Foram apresentados o trabalho da Defesa Civil, as obras de micro e macro drenagem em andamento para minimizar os transtornos, o plano implementado para reforma da rede semafórica e as ações de comunicação para orientar os cidadãos.

Defesa Civil

As equipes técnicas da Defesa Civil atuarão na avaliação e na prevenção de riscos geológicos, hidrológicos e ambiental, por meio de monitoramento hidrológico, observação de campo e conhecimento sobre áreas de risco ou com recorrência de inundações e deslizamentos. As ações implantadas nesta Operação têm o objetivo de prevenir riscos, reduzir perdas e danos causados à cidade, monitorar e gerenciar áreas de risco, além de envolver as comunidades em práticas preventivas nos Núcleos da Defesa Civil (Nudecs).

Como estratégia, o órgão irá realizar o planejamento e coordenação das atividades, de acordo com suas responsabilidades, além de transmitir informações para a prevenção e autodefesa dos munícipes por meio de uma comunicação permanente. A Defesa Civil também será responsável pela decretação dos estados do Plano (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo).

Em caso de emergências, a Defesa Civil está articulada a ações de comunicação, ajuda humanitária e atendimento habitacional, saúde, apoio aos serviços públicos, ao trânsito e ao transporte.

Obras de drenagem

Para a Operação Verão 2014/2015, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) terá dois papeis no controle de enchentes: prevenção, realizada pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), e investimentos em obras de micro e macro drenagem em todo o município.

Caberá ao CGE realizar o monitoramento 24 horas de chuvas, temperatura, umidade do ar e pontos de alagamentos. Isso permitirá a emissão de alertas para chuvas intensas e enchentes para a intervenção em outros órgãos, como Defesa Civil, CET, Corpo de Bombeiros, subprefeituras, munícipes e a imprensa.

Para atender demandas históricas em regiões que sofrem com alagamentos na cidade, a Siurb realiza obras de combate às enchentes que contemplam a ampliação de 50% da capacidade de reservação das águas das chuvas e três grandes obras para conter alagamentos nas regiões dos córregos Sumaré/Água Preta (zona oeste), Ponte Baixa e Cordeiro (zona sul).

No córrego Cordeiro, por exemplo, as obras começaram em julho de 2013 e deverão contribuir para o fim das enchentes ao longo das avenidas Roque Petroni Júnior, Professor Vicente Rao, Vereador João de Luca e Cupecê. A primeira fase da obra da bacia do Cordeiro abrange a canalização de 400 metros do córrego, além da construção dos três primeiros reservatórios - dois deles já iniciados. As obras do terceiro devem começar nas próximas semanas.

A Prefeitura também realiza obras de microdrenagem em pontos estratégicos. Dentro do Programa de Redução de Alagamentos (PRA), 27 obras já foram concluídas e outras 26 estão em andamento, das quais 16 devem ser entregues até o final deste ano e 10 têm previsão de término até março do próximo ano. Outras nove obras deverão ter início até fevereiro de 2015.

O objetivo do PRA é realizar obras de contenção de margens; construção de trechos de galerias de águas pluviais; canalização de trechos de córregos em regiões de maior risco de alagamento; dentre outras obras que irão minimizar o impacto das chuvas nestas áreas no período do verão.

Revitalização semafórica

A Secretaria Municipal de Transportes, responsável pelas ações realizadas pela CET e SPTrans, irá trabalhar sob três eixos: preventivo: sinalização viária; estrutural: Centro de Manutenção Semafórica; e informativo: canais de informação com os cidadãos, como aplicativos para celulares e sites abastecidos com informações em tempo real.

Quanto à sinalização viária, serão implantados 15 projetos, com 20 locais contemplados e 36 placas instaladas para orientar motoristas e pedestre sobre os riscos de alagamentos nos locais.

Já o contrato de serviços para a manutenção e recuperação da rede semafórica foi iniciado em agosto de 2013. Até outubro deste ano já foram revitalizados 4.287 semáforos e foram instalados 929 nobreaks, 555 controladores e 325 GPRS Módulo de Comunicação.

No que diz respeito ao eixo informativo, dois canais poderão facilitar a vida dos cidadãos: o aplicativo Aqui Alaga! e o site Sinal Verde, da CET. O primeiro, fruto da 1ª Hackatona da CET, informa seus usuários sobre a previsão de chuvas e sobre a existência de pontos de alagamentos. No caso da cidade entrar em estado de alerta ou de atenção, o usuário é também notificado.

Já o site Sinal Verde traz informações em tempo real sobre o índice de semáforos em operação. Além disso, por meio dele, o munícipe pode ainda acompanhar o andamento do programa de revitalização semafórica, iniciado em 2013.

Comunicação

As ações de comunicação da Operação foram planejadas com estratégias de publicidade e de jornalismo. Uma campanha publicitária será veiculada com o objetivo de alertar sobre os comportamentos mais seguros durante as tempestades de verão. A ideia é evitar acidentes com orientações como não se abrigar sob árvores durante a chuva, não atravessar a enxurrada e não deixar as crianças na rua no período de tempestades.Prefeitura apresenta ações para Operação Chuvas de Verão 2014/2015

De Secretaria Executiva de Comunicação