Mais de 200 pessoas prestigiam Carnaval da Melhor Idade de Pirituba/Jaraguá

Atividade faz parte das comemorações aos 130 anos de Pirituba

Animação e descontração marcaram nesta quarta-feira, dia 11, o Carnaval da Melhor Idade, na Casa de Nassau Sociedade Holandesa de São Paulo, em Pirituba.

Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, realizado pela Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Pirituba em parceria com os grupos da Terceira de Idade da região. O evento faz parte das festividades dos 130 anos de Pirituba.


“É com muita alegria que abro hoje as festividades carnavalescas com vocês, neste espírito de comunidade”, disse o subprefeito, que fez questão de lembrar do funcionário Marco Aurélio, que animava as festas como DJ, e faleceu há dias.

Após a abertura, os presentes aproveitaram a festa regada de muita música, dança, lanches e alegria. “Fazemos parte do grupo da Terceira Idade do Jardim Líbano, e estou muito feliz aqui”, disse a aposentada Aparecida Colli, de 70 anos. A amiga Cinira Dourado, da mesma idade, que fez questão de tirar fotos ao lado do subprefeito e do chefe de gabinete, disse: “Agradeço a toda equipe da Subprefeitura por esta maravilhosa festa”.  O chefe de gabinete se colocou à disposição da comunidade e agradeceu a presença de todos.

O supervisor de Cultura e a interlocutora dos grupos da Terceira Idade da região, fizeram questão de acompanhar toda a festança até o final.

Saiba um pouco da História de Pirituba

O nome de Pirituba é o resultado da palavra "piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "tuba", que na língua tupi significa "muito". Pirituba tem como referência histórica a inauguração da Estação de Trem em 01 de fevereiro de 1885.

A Fazenda Barreto, com a morte do seu proprietário em 1922, foi partilhada entre seus herdeiros. Nesse mesmo ano foi loteada a primeira partilha da Fazenda e, em 1926 foi loteada a segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro. Posteriormente, outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José.

Lilian Santos