Samba e teatro são os destaques na programação deste final de semana

Atrações acontecem a partir deste sábado em seis Subprefeituras.

 Em qualquer lugar do mundo, o Brasil é lembrado pelas suas belezas, povo e sua alegria, entre essas maravilhas, o gênero musical brasileiro mais comentado não poderia ser outro, a não ser, o samba.

Neste final de semana, é ele que comanda a diversão na programação da capital paulista. Para aqueles que curtem a velha e famosa ‘Roda de Samba’, que tal participar do “Encontro das Artes – Virado a Paulista”, na Casa de Cultura Salvador Ligabue. O encontro que resgata o samba paulista acontece no sábado (9), a partir das 20h, na Freguesia do Ó, zona norte.

No domingo (10), o “Projeto Samba na Praça” acontece na Praça Júlio César de Campos, em Parelheiros, zona Sul, a partir das 15h. O evento ocorre todos os segundos domingos do mês e reúne sambistas que ressuscitam o samba de raiz e relembram grandes clássicos do ritmo tão popular no Brasil.

A programação se estende para a próxima semana, na terça-feira (12) a partir das 12h, o evento “Em Pé de Passagem”, organizado pelo grupo “Teatro Silva”, apresenta música, dança e literatura. Entre eles, a peça teatral “Belfagor”, adaptada de uma novela de Nicolau Maquiavel. As apresentações acontecem na entrada principal do terminal e estação da CPTM Pirituba.

Na quinta-feira (14), às 19h30, o samba volta à programação com uma palestra sobre a “História do Samba Paulista – do samba rural ao urbano”, na Biblioteca Belmonte – Temática em Cultura Popular, localizada em Santo Amaro, zona sul.
O encontro será comandado pelo músico e produtor cultural, Renato Dias, que abordará a formação genética do samba paulista, com valores étnicos, ancestralidade e a influência rural no samba urbano.


Teatro

Se você tem interesse em teatro, tem mais de 14 anos e quer participar de uma oficina gratuita, não perca essas oportunidades.
Na Casa de Cultura São Mateus, localizada na zona leste, acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 14h, uma oficina de “Iniciação Teatral”. Enquanto, na Casa de Cultura Chico Science, no Ipiranga, zona sul, as aulas do “Projeto Educart” acontecem aos sábados, às 9h. Para participar desta oficina é necessário inscrição pelo e-mail: projeto.educart@gmail.com
A ideia dos projetos é proporcionar aos interessados conhecimentos práticos e teóricos, dando uma visão mais global do fenômeno teatral, em busca de um conhecimento crítico da realidade.


Serviços:

Subprefeitura Freguesia/Brasilândia

Encontro das Artes - Virado a Paulista
Quando? 9/8
Horário: das 20h às 22h
Local: Casa de Cultura Salvador Ligabue
Endereço: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó
Fone: 3931-8266


Subprefeitura Parelheiros

Projeto Samba na Praça
Quando? Todos os segundos domingos do mês
Horário: das 15h às 21h
Local: Praça Julio César de Campos, centro de Parelheiros
Fone: 5926-6524


Subprefeitura Ipiranga

Projeto Educart – Oficina de Teatro
Quando? Até 25/10 – somente aos sábados
Horário: das 9h às 13h
Local: Casa de Cultura Chico Science
Endereço: Rua Abagiba, 20.
Fone: 2969-7066


Subprefeitura São Mateus

Iniciação Teatral
Quando? Todas as sextas-feiras
Horário: das 14h às 17h
Local: Casa de Cultura São Mateus
Endereço: Rua José Francisco dos Santos, 502
Fone: 3793-1071


Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

Em Pé de Passagem
Quando? 12/08
Horário: das 12h às 20h
Local: Entrada principal do Terminal e Estação da CPTM Pirituba
Endereço: Avenida Doutor Felipe Pinel
Fone: 3993-6844


Subprefeitura Santo Amaro

História do samba paulista urbano
Quando? 14/08
Horário? 19h30
Local: Biblioteca Belmonte
Endereço: Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro
Fone: 5687-0408