Prefeitura lança ferramenta que permite acompanhar o Programa de Metas 2013-2016

Página eletrônica lançada nesta quinta-feira (3) oferece detalhes sobre etapas e andamento de cada uma das 123 metas. Informações podem ser organizadas por tema e por subprefeitura.

 A Prefeitura lançou nesta quinta-feira (3) uma nova ferramenta para acompanhamento do Programa de Metas 2013-2016. A população poderá acompanhar o andamento de cada etapa das 123 metas e observar ações por temas e por subprefeitura da cidade. O site foi lançado nesta manhã em evento na Praça das Artes, região central da Capital. A solenidade marcou também a posse do Conselho de Planejamento e Orçamento Participativo (CPOP). Os dados no sistema são referentes a dezembro de 2013 – a próxima atualização das etapas ocorrerá no mês de maio.

A ferramenta foi construída de forma participativa em software livre. Programadores, pesquisadores, membros de organizações ligadas à defesa de dados abertos e conselheiros municipais participaram da criação do sistema, com o objetivo de fornecer aos cidadãos as informações de maneira simples e clara.
 

Para que os cidadãos possam acompanhar o desenvolvimento da gestão a partir dos seus interesses, o sistema possibilita a filtragem de metas por subprefeitura, por CEP, por temas, e, quando for o caso, apresenta mapas de localização de equipamentos e ações. Outra possibilidade é inscrever-se para receber notificações sobre o andamento de uma meta por e-mail.

Neste primeiro ano do Programa, das 123 metas que compõem o programa, 11 já foram concluídas e 109 estão em andamento - destas últimas, 70 já com benefícios diretos entregues à população.

Entre as metas cumpridas estão a implantação de 12 novos Consultórios na Rua com tratamentos odontológicos e relacionados ao abuso de álcool e outras drogas (meta 11), a instalação de 18 mil novos pontos de iluminação pública eficiente (meta 74), as novas modalidades temporais de Bilhete Único (meta 94) e a criação de 150 km de faixas exclusivas de ônibus (meta 96). A próxima atualização dos dados deverá estar disponível em maio de 2014.