CEUs da cidade recebem desfiles do São Paulo Fashion Week

Programa realizado pela Secretaria Municipal de Educação nos Centros de Educacionais Unificados (CEUs) prevê a realização de desfile, workshops, palestras e exposição voltados ao mundo da moda. Veja a programação completa.

 "Poder chegar nas periferias com o São Paulo Fashion Week é um sonho nosso já há bastante tempo", disse Paulo Borges, diretor do principal evento de moda do País. O projeto “Moda no CEU”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, levará a oito unidades espalhadas pela cidade, entre hoje e 4 de abril, workshops, palestras e exposição fotográfica relacionadas ao mundo da moda. O desfile do estilista mineiro João Pimenta deu início às atividades do programa na manhã desta terça-feira, no CEU Meninos, em Heliópolis, na zona sul da capital.

Antes do início do desfile que abriu a terceira edição do projeto, o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Educação, César Callegari, falaram sobre a importância de eventos como esse nos CEUs da cidade. "Educação é matemática, língua portuguesa, história, ciências, mas é também esporte, moda, computação, teatro e música. Queremos expandir exatamente os horizontes dos nossos estudantes e educadores e o CEU é um equipamento ótimo para isso, que muda a relação do cidadão com a educação", afirmou o prefeito, ressaltando que é também papel da educação despertar a criatividade e talentos em seus alunos. "Uma cidade só se transforma em uma cidade grande, desenvolvida e socialmente justa se ela for uma cidade educadora, que faz da educação um gesto particular e coletivo de tudo o que faz", completou o secretário Callegari.

Paulo Borges defende a ideia de que a moda não se restringe à elite do país. "A gente vem nesses 20 anos de São Paulo Fashion Week desmistificando essa ideia que o Brasil tinha de moda: de que moda era para elite e que não existia aqui. A grande verdade é que todo grande movimento cultural começa na periferia e não no centro. E isso acontece com a moda, com a música, com a arte", completou Borges.

Desfile
O estilista mineiro João Pimenta trouxe ao palco do auditório do CEU Meninos a mesma coleção apresentada no SPFW nesta segunda-feira (31). Após o desfile, o artista conversou com a plateia, instigada para saber quais foram as inspirações que levaram o estilista a criar roupas que apresentavam um ar despojado, mesmo sendo de alfaiataria. "Fiz a coleção pensando em um homem que está no escritório, mas com a cabeça na praia", resumiu.

O estilista iniciou a conversa contando um pouco de sua história. Filho de agricultores de São Sebastião do Paraíso, Pimenta demorou para enxergar o mundo da moda como algo próximo de sua realidade. Foi durante o trabalho como empacotador e vitrinista das lojas Pernambucanas que passou a se interessar pelos tecidos. Decidiu, então, usar a sua origem como inspiração para eventuais coleções – a primeira lançada foi inspirada na Folia de Reis, festa bastante popular em Minas Gerais.

"A mente criativa nasce em qualquer lugar. E a oportunidade, nasce onde? Eu imagino que há muitas mentes criativas por aí, mas todos aqueles que não têm um lugar para expandir (seus talentos), vão murchar. Este lugar é exemplo de um local onde as pessoas têm oportunidade de conhecer diversas expressões culturais e isso é muito importante", disse, referindo-se aos CEUs.

Programação
João Pimenta participa mais uma vez desta edição do projeto 'Moda no CEU' ainda nesta semana. Na próxima sexta-feira (4), o estilista fará um workshop no CEU Tiquatira, na zona leste da cidade. Na ocasião, o artista deve relatar aos participantes todos os processos e etapas de sua criação.

Bob Wolfenson, um dos principais nomes da fotografia no Brasil, também estará nesta edição do projeto. Ele participará de um bate-papo na quinta-feira (3) no CEU Pera Marmelo, na zona oeste. O também fotógrafo e curador Eder Chiodetto fará uma palestra nesta quarta-feira (2), no CEU Vila do Sol, na zona sul.

O Moda no CEU terá ainda workshops de maquiagem e a exposição 'Ouro Branco – Pérola Negra', de Bob Wolfenson, que ficará em cartaz durante toda a semana do evento no CEU Jardim Paulistano, zona norte.

Confira abaixo a programação completa do 'Moda no CEU':

Terça-feira (1º)
11h – Desfile da coleção do estilista João Pimenta no CEU Meninos
16h – Workshop de maquiagem no CEU Caminho do Mar

Quarta-feira (2)
11h – Palestra com o fotógrafo e curador Eder Chiodetto no CEU Vila do Sol
15h – Workshop de maquiagem no CEU Três Pontes

Quinta-feira (3)
11h – Talkshow com o fotógrafo Bob Wolfenson no CEU Pera Marmelo
15h – Workshop de maquiagem no CEU Jaçanã

Sexta-feira (4)
11h – Workshop de maquiagem no CEU Campo Limpo
15h – Workshop com o estilista João Pimenta no CEU Tiquatira

Confira os endereços dos CEUs:
CEU Meninos: Rua Barbinos, s/n, São João Clímaco
CEU Caminho do Mar: Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241, Jabaquara
CEU Vila do Sol: Av. dos Funcionários Públicos, 369, Jardim Capela
CEU Três Pontes: Rua Capachós, s /nº, Jardim Célia
CEU Pera Marmelo: Rua Pera Marmelo, 226, Jaraguá
CEU Jaçanã: Rua Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira
CEU Tiquatira: Av. Cond. Elizabeth Robiano, s/n, Penha
CEU Campo Limpo: Av. Carlos Lacerda, 678, Campo Limpo