Prefeitura abre mais de 33 mil vagas em creches em 2015

Prefeito inaugurou na terça-feira, dia 29, uma nova creche em Cidade Tiradentes, com capacidade para atendimento de 240 crianças

A Prefeitura abriu em 2015 mais de 33 mil vagas em creches, para o atendimento de crianças até três anos. Atualmente, a rede municipal atende 245.810 crianças em 1.847 unidades diretas e conveniadas de Centros de Educação Infantil (CEI). O prefeito de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (29) uma nova creche em Cidade Tiradentes, com capacidade para atendimento de 240 crianças.

 “O ano tem duzentos dias letivos. Estamos abrindo uma creche por dia letivo na cidade. Quando falamos que já criamos 33.059 vagas neste ano, poderíamos estar comemorando. Mas vamos fazer o dobro disso, para chegar em outubro ou novembro do ano que vem e atender todos que estiverem na fila no dia da matrícula”, afirmou o prefeito.

A CEI Santa Rita atende atualmente 140 crianças, sendo 108 no berçário e 32 no minigrupo. O equipamento tem capacidade de expansão para mais cem vagas. Na região, já foram abertas duas CEIs e uma Emei, que oferecem no total 1.038 vagas. Estão previstas para 2016 mais cinco novas creches, três Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e um Centro Municipal de Educação Infantil.

“Cada diretor regional tem o trabalho de conseguir prédios e convênios. A orientação é não deixar nenhuma criança de fora. Cada escola são cem ou duzentas crianças que estão sendo cuidadas e recebendo o respeito que elas merecem. São sementes de um amanhã mais bonito”, disse o secretário de  Educação.

A CEI possui dois pavimentos e atende as crianças com refeitório, lactário, brinquedoteca, nove salas de aula, solarium, playground interno e parquinho externo. Trabalham na unidade 28 funcionários, sendo 20 professoras. O equipamento é administrado pela associação Pró-Saúde, responsável por quatro CEIs na Capital, que atendem 759 crianças.

“Ele gosta de ir à escola e já come até sozinho. Tenho a maior confiança nas professoras e agora que ele está adaptado vou poder voltar a trabalhar”, conta Ruth Gomes Santos, mãe do Gabriel, aluno de um ano e seis meses.

A obra recebeu investimentos de R$ 4,45 milhões. Para economizar água, a creche possui uma caixa d’água especial para água de reúso, que abastece separadamente descargas e a área de jardinagem.

A Diretoria Regional de Ensino de Guaianases, responsável pelos bairros de Cidade Tiradentes, Guaianases, Lajeado e Iguatemi conta hoje com 215 creches, que atendem 24.498 crianças. Atualmente, a demanda por educação infantil na região é a menor do município.

Após a inauguração, o prefeito visitou a Escola de Ensino Fundamental (Emef) Maria Aparecida do Nascimento, onde conversou com os alunos do oitavo ano. Acompanhou o evento o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.

De Secretaria Executiva de Comunicação