Ônibus da madrugada transportaram quase 5 milhões de passageiros em seis meses

Pesquisa mostra que 78% dos passageiros do Noturno utilizam os coletivos para ir e voltar do trabalho. Rede tem 151 linhas, que funcionam da meia-noite às 4h. Em Pirituba há 11 Linhas Noturnas

Em seis meses de funcionamento, a rede de ônibus da madrugada já transportou 4,96 milhões de passageiros, beneficiando principalmente os profissionais da cidade. Uma pesquisa da São Paulo Transportes (SP Trans) revela que 78% dos usuários do Noturno utilizam o serviço para ir e voltar do trabalho. As 151 linhas da rede operam da meia-noite às 4h e cobrem os principais trajetos na cidade, incluindo os bairros e percursos do metrô.

Desde a sua implementação, em fevereiro de 2015, o Noturno tem apresentado crescimento na demanda. Em março, foram transportados 712.765 passageiros, enquanto em agosto foram 877.672 mil, um crescimento de 23%.

Os ônibus noturnos atendem a uma parcela de trabalhadores que não contavam com uma opção de transporte público para se deslocarem para o local de trabalho ou de volta para casa. De acordo com levantamento da São Paulo Transportes (SPTrans), 44,7% dos usuários da madrugada não utilizavam transporte coletivo por falta de oferta.

O perfil dos passageiros mostra que 75,3% são trabalhadores do setor de serviços. A maior parcela é formada por homens, que somam 65,1% do total. Quase metade dos usuários são jovens entre 16 e 25 anos (42,9%) e completaram, pelo menos, o Ensino Médio (52,6%). Nas linhas da madrugada, 17% dos passageiros utilizam o transporte coletivo para atividades de lazer e 3% para estudar.

O estudo, coordenado pela Diretoria de Planejamento da SPTrans, entrevistou 1.440 pessoas que utilizavam 50 linhas de ônibus, sendo 12 delas integrantes do projeto piloto do serviço.

O Noturno conta com uma frota de 475 ônibus e 71 veículos reserva operando em 151 linhas. São 50 linhas estruturais, nos grandes corredores, e 101 linhas locais, nos bairros, que passam por 32 terminais e 160 conexões. Nas linhas estruturais, o intervalo entre os ônibus é de 15 minutos, enquanto nas linhas locais é de 30 minutos. Todas as informações sobre as linhas estão disponíveis na página da SPTrans.

Outra alternativa para saber os horários e linhas disponíveis é utilizar o aplicativo Coletivo da Madrugada, já disponível para download. Pelo celular, é possível consultar o ponto de ônibus mais próximo, o horário que cada linha passará pelo local e os ônibus que circulam pela região em tempo real. O download é gratuito, e o aplicativo é compatível com celulares com sistema Android.

O planejamento da rede privilegiou locais que abrigam serviços públicos 24 horas, como hospitais e delegacias, e regiões que concentram oferta de entretenimento, como casas de espetáculos, bares e restaurantes. Também serve trajetos feitos pelas linhas de metrô, que não opera de madrugada. A gestão do serviço é feita por operação controlada, o que aumenta o índice de cumprimento de partidas e agiliza a correção de eventuais falhas. Os usuários do serviço aprovam a rede e o índice de reclamações mês a mês é baixo, conforme registros da SPTrans.

Pirituba/Jaraguá

Na região de Pirituba/Jaraguá, há 11 Linhas Noturnas. Desde que começaram a circular, em fevereiro deste ano, os ônibus noturnos no Terminal de Pirituba fazem sucesso. 

De Secretaria Executiva de Comunicação e Lilian Santos