O fantástico mundo dos alimentos

A alimentação como fonte de oportunidades de aprendizagem na Educação Infantil

A inquietação de pais e educadores dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Jocelyne Guimarães Fernandes de Mello, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, com a recusa de algumas crianças em provar alimentos que lhes eram oferecidos, fez com que a equipe pensasse em estratégias pedagógicas que ajudassem na formação de hábitos alimentares saudáveis. Assim surgiu o projeto “O Fantástico Mundo dos Alimentos”.

Para as professoras Ana Paula Castelano e Gabriela Aparecida Maciel Lisboa, a escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.

“Com o projeto, quisemos que as crianças compreendessem, brincando, o valor de uma boa alimentação, além de conscientizá-los sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos. Tudo isso sem esquecer de orientar os pais sobre a importância de uma alimentação saudável em casa e para a família”, disse Gabriela.

Outra preocupação da comunidade escolar, contemplada nas atividades do projeto, foi a grande quantidade de propagandas de produtos alimentícios veiculada pela mídia e que colaboravam para tornar os hábitos alimentares inadequados.

O desenvolvimento do trabalho contou com a participação de toda a comunidade escolar - alunos, corpo docente, famílias, gestão e funcionários da unidade e da cozinha terceirizada.

Conscientização - Foram promovidas rodas de conversa sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizar os alimentos e sobre produtos prejudiciais à saúde quando ingeridos em excesso.

Foi realizado um levantamento dos conhecimentos prévios que as crianças possuíam sobre os alimentos, lista dos seus alimentos prediletos e identificação de frutas, verduras e legumes através do olfato e do tato, utilizando uma caixa surpresa. Todas as atividades eram devidamente registradas pelas professoras.

Livros e filmes que tratavam do tema também foram utilizados pelas professoras, que também se valiam de jogos e brincadeiras. Elas confeccionaram, junto com as crianças, o “Boneco de Alimentação”, cujo corpo foi feito com formas de legumes e frutas.

Ana Paula destaca a oficina de culinária realizada com as crianças. “Elas puderam degustar as frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sabor. Numa proposta interdisciplinar, realizamos a contagem das frutas, suas cores e tamanhos. Ao final, fizemos uma deliciosa salada de frutas. Eles adoraram”, conta a professora.

Para o encerramento do projeto, durante uma reunião formativa com os pais, foi realizada uma oficina de culinária onde pais e filhos interagiram no preparo das receitas escolhidas: creme de abacate com chocolate, sanduíche de patê de ricota com sardinha e pão integral e vitamina de frutas.

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Fonte: Secretaria Municipal de Educação