Minhocão já está aberto para ciclistas e pedestres aos sábados

Após estudos realizados nos dias 20 de junho e 4 de julho, o Elevado Costa e Silva passou a ser aberto exclusivamente para ciclistas e pedestres a partir das 15 horas em todos os sábados, a partir do dia 11

A partir do sábado, dia 11 de julho, o elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, foi aberto exclusivamente aos pedestres e ciclistas, a partir das 15 horas. A liberação ocorrerá em todos os sábados seguintes e a reabertura ao trânsito de automóveis continuará ocorrendo às 6h30 das segundas-feiras.

A medida foi adotada após estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), realizados nos dias 20 de junho e 4 de julho, apontarem que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade e o transporte coletivo não foi afetado, com a absorção dos veículos em outras vias.

Assim como nos últimos finais de semana, os motoristas continuarão a ser orientados por agentes da CET para a utilização de rotas alternativas. No sentido Leste/ Oeste, o trajeto será pela Praça Roosevelt, rua Amaral Gurgel, Largo do Arouche, avenida Duque de Caxias, avenida São João, avenida Gal. Olímpio da Silveira e avenida Francisco Matarazzo. No sentido Oeste/Leste será pela avenida Gal. Olímpio da Silveira, rua das Palmeiras, rua Sebastião Pereira, rua Amaral Gurgel e praça Roosevelt.

O monitoramento da CET também poderá resultar em ajustes nas sinalizações vertical, horizontal e semafórica para garantir a fluidez do tráfego naquela área do Centro da cidade.

Na quarta-feira, dia 1º de julho, o Conselho da Cidade aprovou uma moção de apoio para o novo horário da abertura do Minhocão, exclusivamente para ciclistas e pedestres, após apresentação de estudo da CET sobre o impacto nas vias da região. A primeira experiência da antecipação do horário de fechamento do elevado para automóveis aconteceu no dia 20 de junho, por conta da Virada Cultural 2015.