Prefeitura tem garantia de recursos para construção de novos Territórios CEU

Em visita ao CEI Cachoeira de São Benedito, o prefeito anunciou abertura de edital para propostas comerciais para as obras

Em visita nesta quarta-feira (24) ao Centro de Educação Infantil (CEI) Cachoeira de São Benedito, em São Lucas, na zona leste, o prefeito de São Paulo anunciou a liberação de recursos do Ministério da Educação (MEC) para a construção de novos Centros Educacionais Unificados, pelo programa Território CEU. A autorização da abertura de edital para propostas comerciais de empresas interessadas nas obras foi publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município.

 “Nós estávamos dependendo de liberação de recursos do MEC e ontem obtivemos a garantia dos recursos. Todos os 15 projetos estão prontos, são oito executivos e sete básicos. Nós não vamos perder tempo com isso, porque fomos adiantando o expediente. Já tem a pré-qualificação das empresas, então toda aquela etapa de documentação, de habilitação, já está superada. Agora é proposta comercial. Isso leva 30 a 40 dias e então começam as obras. Estão previstos 11 meses de obras”, afirmou o prefeito.

Com a autorização publicada no Diário Oficial, a Prefeitura abrirá um edital para receber propostas comerciais para instalação de oito Territórios CEU, que receberão investimentos de R$ 358.592.844,12. As oito primeiras unidades serão na Freguesia do Ó, Carrão, José de Anchieta, Vila Alpina, Parque do Carmo, São Miguel Paulista, Parque Novo Mundo e Jardim São Pedro. O início das obras está previsto para o final de agosto.

 As outras sete novas unidades estão em fase de elaboração de projetos, com início de licitação das obras em agosto. Estes Territórios CEU serão instalados no parque Pinheirinho d’Água, em Taipas e no Jardim Joamar, na zona norte, em Cidade Tiradentes e Sapopemba, na zona leste, e na Capela do Socorro e no Campo Limpo, na zona sul. A previsão de entrega destas obras é em outubro de 2016. O mapa com a localização de todos os novos CEUs está disponível na página de Gestão Urbana.

O programa Território CEU é formado pela implementação de edifícios novos em equipamentos esportivos municipais ou outras áreas públicas subutilizadas. Estão previstas a remodelação paisagística, com eventuais serviços de reforma de edificações existentes em seu interior. Como algumas dessas áreas se situam em quadras inteiramente ocupadas por equipamentos sociais, o programa visa integrar as novas unidades aos diversos equipamentos existentes no entorno. Cada CEU atenderá diretamente cerca de 500 crianças em Centros Municipais de Educação Infantil e mais de 1.500 crianças das escolas do entorno em atividades de contraturno escolar.

 Visita

O prefeito e o secretário municipal da Educação visitaram na manhã desta quarta-feira (24) o CEI Cachoeira de São Benedito, que atende 240 crianças de 0 a 3 anos desde janeiro de 2014. O prefeito conversou com funcionários e pais e acompanhou apresentações de dança dos alunos.

Para o prefeito, os avanços na ampliação do atendimento da educação infantil são um investimento no futuro das crianças. “Frequentando um ambiente de educação como este, eu tenho certeza que estas crianças vão muito longe, porque estão sendo cuidadas quase desde o nascimento, com a escola promovendo os estímulos, toda a parte pedagógica. Isso faz toda a diferença”, afirmou o prefeito.

A unidade tem dois pavimentos, 10 salas de aula, dois refeitórios, pátio externo, lactário, brinquedoteca, sala multiuso e parque. É administrada pelo instituto AMA SP, responsável por cinco creches conveniadas na Capital. “Nós estamos ampliando convênios, construindo novas creches, discutindo com empresário para doação de creches. Tudo isso porque a gente tem a convicção de que a melhor política para a justiça social é a educação, é cuidar da criança desde cedo”, disse o secretário da Educação.

 O distrito São Lucas está vinculado à Diretoria Regional de Educação do Ipiranga, que atende 16.775 crianças em 140 creches. A demanda por educação infantil na região é a oitava maior do município.

De Secretaria Executiva de Comunicação