Programa Prefeitura no Bairro começou hoje na região de Pirituba/Jaraguá

Ação integrada trouxe diversos serviços até à comunidade de Taipas. Atendimento vai até o dia 05 de junho

Prefeitura no Bairro realiza obras de limpeza em córregos em Taipas. Programa leva ações de zeladoria à região da subprefeitura Pirituba/Jaraguá, que também recebe tendas de atendimento à população, instaladas na Cohab de Taipas

A Parada de Taipas, na zona norte da cidade, recebe até 5 de junho as ações do programa Prefeitura no Bairro. Sob a coordenação da subprefeitura Pirituba/Jaraguá, o objetivo é intensificar as iniciativas de zeladoria na região, com foco em operações cata-bagulho e tapa-buraco, limpeza de córregos e bocas de lobo, podas de árvores e manutenção de áreas verdes. A população também tem acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos nas tendas instaladas na rua Lucinda Simões, na Cohab de Taipas. A vice-prefeita abriu nesta segunda-feira, dia 25, os trabalhos do programa, que tem o intuito de aproximar os cidadãos da administração pública municipal.

“A semana inteira, todas estas tendas que estão aqui vão fazer um atendimento de todas as áreas da Prefeitura. Mas não vai ficar só aqui nesta praça, vamos percorrer todas as ruas do bairro. O Prefeitura no Bairro é para a área de serviços, de limpeza, um tipo de faxina que a gente faz no bairro. Para isso trazemos todo mundo, com todas as forças da Prefeitura”, afirmou a vice-prefeita, que também coordena o Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS).

Um dos destaques deste Prefeitura no Bairro, que chega à sua 9ª edição, é o desassoreamento dos córregos Rio do Fogo, no Jardim Rincão, e da Parada, em Taipas. A limpeza manual foi iniciada na semana passada, com a remoção de objetos grandes descartados de maneira ilegal, antecedendo a etapa mecanizada, realizada por equipes com máquinas escavadeira e hidráulica. O serviço, que visa retornar o leito dos córregos ao nível natural, é importante no combate a futuros alagamentos e atende uma das principais demandas dos moradores. “A limpeza do córrego do Rincão é uma solicitação antiga que a gente conseguiu viabilizar emprestando uma máquina da subprefeitura da Freguesia. Outro trecho que vamos fazer é do córrego Antonio de Nápoli, com uma máquina de Perus”, disse o subprefeito de Pirituba/ Jaraguá.

A região receberá também ações de desratização, melhoria na iluminação pública, limpeza de pontos de descarte irregular de entulho e instalação de sinalização de trânsito. Os serviços de zeladoria serão realizados no perímetro que abrange a Rua Monte Alegre do Sul, passa pela Avenida Deputado Cantídio Sampaio, centro de Taipas, Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, bairro do Cantagalo e Avenida Elísio Teixeira Leite, nas proximidades da Brasilândia. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atenderá a 68 solicitações apresentadas pela comunidade, com instalação de sinalização vertical e horizontal e de travessia de pedestres. Os moradores serão beneficiados ainda por serviços oferecidos por várias tendas, como a do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CAT), que intermediará o contato entre candidatos a vagas de emprego e empresas que desejem realizar contratações.

Além disso, farão parte da ação integrada campanhas de saúde voltadas à vacinação, ao combate da dengue e de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), emissão de carteiras de trabalho e cadastro em programas sociais. Uma novidade é a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de roupas, que serão doados para instituições da região.

Para aproximar as políticas públicas da Prefeitura das demandas da população, o programa promove o diálogo com lideranças do bairro. “Nós vamos ter na próxima sexta-feira uma reunião com o conselho participativo. Lá nós vamos discutir as prioridades de obras pedidas pela população, como está a execução, o que precisa fazer. O Prefeitura no Bairro serve para isso, para dar uma resposta mais perto da população e para ouvir, para fazer as mudanças que precisam ser feitas pelo governo municipal”, explicou o secretário de Relações Governamentais. No dia 28 de maio, a secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano promoverá uma oficina para iniciar as discussões sobre o plano regional estratégico do bairro.

Na abertura foram apresentadas propostas da população, entre elas a criação de uma subprefeitura para a região. “Nós no conselho estamos atentos a todas as demandas aqui na subprefeitura, sobretudo aqui na região de Taipas e Jaraguá, onde nós temos inclusive uma reivindicação de ter uma subprefeitura própria, porque as demandas são muito grandes e é uma comunidade carente”, avalia José Garcia de Souza, conselheiro participativo do bairro.

A abertura nesta manhã contou com a apresentação do Movimento de Cultura de Pirituba, com declamação de poesia, leitura de cordel e rap. Os coletivos de cultura da região participarão do Prefeitura no Bairro com programação cultural e troca de livros. Também acompanharam a abertura os secretários de Serviços e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Edições anteriores
A última edição do Prefeitura no Bairro aconteceu no Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, Zona Leste. Edições anteriores do programa foram realizadas no Jardim Ângela, em M’Boi Mirim, zona sul; no Jardim Elisa Maria, Brasilândia, no Iguatemi, em São Mateus, zona leste; no distrito Raposo Tavares, no Butantã, zona oeste; no Jardim das Oliveiras e Jardim Miliunas, no Itaim Paulista, zona leste; no Parque São Miguel, no Grajaú, zona sul; e na Vila Brasilina, no Ipiranga, zona sul. O critério para a escolha dos bairros é baseado em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços públicos.

Agenda
Veja o calendário para as próximas ações:
- 8 de junho: subprefeitura de Cidade Ademar
- 15 de junho: subprefeitura da Vila Maria/Vila Guilherme
- 22 de junho: subprefeitura de Campo Limpo
- 29 de junho: subprefeitura Guaianases
- 13 de julho: subprefeitura de Jaçanã/ Tremembé
- 20 de julho: subprefeitura de Sapopemba
- 27 de julho: subprefeitura de Casa Verde
- 03 de agosto: subprefeitura de Lapa
- 10 de agosto: subprefeitura da Ermelino Matarazzo
- 17 de agosto: subprefeitura de Perus

De Secretaria Executiva de Comunicação