São Paulo está confirmada como sede do futebol na Olimpíada de 2016

Município não irá colocar dinheiro público para receber as partidas

A cidade de São Paulo está confirmada como sede de dez partidas dos torneios de futebol (masculino e feminino) da Olimpíada. A prefeitura firmou acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e não irá colocar dinheiro público para abrigar o evento.

De acordo com esse compromisso, o comitê Rio 2016 vai se responsabilizar pelo pagamento das estruturas temporárias que serão utilizadas na Arena Corinthians, em Itaquera, e pelos custos operacionais para a viabilização das partidas.

Como contrapartida, a Prefeitura de São Paulo autorizará a projeção de imagens de caráter informativo sobre os jogos e de marcas de patrocinadores sobre as fachadas de edifícios públicos e estruturas como pontes e viadutos, entre outros, por um período de 30 dias, durante a realização do evento.

A proposta de comunicação visual dessas intervenções foi aprovada nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), que analisa a aplicação da legislação de anúncios, mobiliário urbano e inserção de elementos na paisagem.

Desde fevereiro, quando o presidente do comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, contatou o prefeito Fernando Haddad visando à celebração de um contrato de cidade sede, a administração municipal mantém firme posição de que não utilizaria recursos públicos para receber as partidas.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Celso Jatene, reiterou esse posicionamento, declarando que São Paulo poderia abrir mão de ser sede olímpica se não fosse viabilizada outra alternativa.

Agora, com o acordo firmado entre a prefeitura e o comitê, a capital receberá dez partidas dos torneios masculino e feminino de futebol da Olimpíada, em sete datas –em alguns dias, haverá rodadas duplas.

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 acontecerão entre os dias 5 e 21 de agosto do próximo ano. Será a primeira vez que um país da América do Sul sedia o maior evento esportivo do planeta.

As partidas dos torneios masculino e feminino de futebol serão realizadas em outras cinco cidades, além do Rio de Janeiro: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus.


De Secretaria Executiva de Comunicação