130 anos de Pirituba será comemorado em Sessão Solene oferecida pela Câmara Municipal de São Paulo

Evento será na noite desta sexta, dia 27, na ACSP

Todos estão convidados a participar da Sessão Solene em comemoração aos 130 anos de Pirituba, completados no dia 1º de fevereiro, a ser realizada na próxima sexta-feira, dia 27, às 19h30, na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Distrital Noroeste, à Rua Luís Braile, 8, em Pirituba, em parceria com a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá.

O festejo foi uma iniciativa do segundo secretário da Câmara Municipal de São Paulo e faz parte das comemorações que já contou com o Baile de Carnaval da Terceira Idade, ações concretas de melhorias, dentre elas a inauguração da obra viária na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em Parada de Taipas e um evento cultural, com data a ser definida.

Várias personalidades que contribuíram para o crescimento e fizeram parte da história do bairro serão homenageadas. Dentre elas, empresários, líderes comunitários e esportistas.

Conheça um pouco da história de Pirituba

A história de Pirituba teve início no século 19, juntamente com a expansão do café no Estado de São Paulo, cuja produção era escoada via linha férrea até o Porto de Santos. Esse fato levou a São Paulo Railway Company - companhia inglesa de transporte ferroviário - a inaugurar em 1º de fevereiro de 1885 uma estação ferroviária, que recebeu o nome de Pirituba. Era de lá, que se retirava todo o café produzido nas fazendas locais.

Antes da existência do bairro, Pirituba pertencia ao Distrito Freguesia do Ó. A região foi desbravada pelo fazendeiro e médico Luiz Pereira Barreto, proprietário de uma das três principais fazendas locais, posteriormente loteadas para dar origem as vilas e bairros.

Serviço: 

Sessão Solene da Câmara Municipal em comemoração aos 130 anos de Pirituba

Quando: 27 de fevereiro

Onde: Associação Comercial de São Paulo, à Rua Luís Braile, 8 – Pirituba

Horário: 19h30