Região ganha obra viária que aumenta em mais de dez vezes velocidade na zona norte

Prefeito visita a readequação na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e lembra que o antigo gargalo era reivindicação de 20 anos

O Subprefeito de Pirituba/Jaraguá e seu chefe de gabinete acompanharam na sexta-feira, dia 06 de fevereiro, a vistoria realizada pelo prefeito às obras de readequação do cruzamento entre as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Cantídio Sampaio, entregues aos moradores de Parada de Taipas, zona norte da cidade, após 10 meses do início dos trabalhos.

Com os investimentos de cerca de R$ 4,2 milhões foram realizadas melhorias de sinalização, recuperação de mais de 1,6 mil metros de pavimento de ruas, dentre elas Antônio Nápoli, João Batista Dias, Vilaflor, Praia Tipitimirim, Canhoneira Iguatemi, Teodoro Rodrigues, Agripiano Barros e a Estrada de Taipas. “Para nossa população é um grande avanço não apenas na questão viária, mas em qualidade de vida”, disse o subprefeito, ratificado por um dos vereadores presentes, que acrescentou ser a entrega mais uma conquista para requalificar não apenas o complexo viário da região, mas também da cidade, já que os trabalhos trazem impactos positivos ainda ao trecho Norte do Rodoanel e priorizaram as normas técnicas das leis de trânsito.

O prefeito lembrou que com essa entrega houve um aumento em mais de dez vezes a velocidade no trânsito no sentido Centro-Bairro. O ganho em um dos trechos foi de 1.300% em velocidade. “Este cruzamento era conhecido como um gargalo horrível, sem contar que a reivindicação para melhorias neste sentido era de mais de 20 anos. As pessoas esperavam de 30 a 40 minutos para fazer uma conversão. Hoje se faz em cinco ou dez minutos”, observou. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego, houve um aumento de 340% na velocidade média (de 5,28 para 18 quilômetros por hora) no sentido bairro-centro da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães.

No sentido oposto, a velocidade saltou de 3,17 para 42,63 quilômetros por hora. Na Avenida Cantídio Sampaio o ganho foi de 623 %, de 2,65 para 16,2 quilômetros por hora, enquanto na estrada de Taipas o fluxo ficou 513% mais rápido, de 6,54 para 33,59 quilômetros por hora. O chefe de gabinete de Pirituba/Jaraguá lembrou ainda que o local recebe doze linhas de transporte coletivo com uma média de 150 ônibus por hora e que as melhorias também foram com a recuperação de mais de um quilômetro de asfalto. O secretário dos Transportes acrescentou que a obra entregue faz parte de um projeto mais amplo que é a construção das faixas exclusivas de ônibus em toda cidade.

Dentre outras benfeitorias trazidas com a entrega das obras em Parada de Taipas estão os pontos de ônibus e locais para parada do transporte escolar que ganharam baias e a revitalização e reforma da Praça Fuhad Smaire, conhecida como Praça do Coreto. Além da limpeza e desassoreamento realizados nas proximidades do Córrego do Tanque, para evitar inundações. Na oportunidade estiveram presentes várias autoridades e representantes da comunidade. O prefeito também parabenizou apresentação feita pelos integrantes do Bloco Carnavalesco da Cohab de Parada de Taipas, Broonks e encerrou sua visita tomando um café árabe à convite da comerciante Kadiji Rajab, que fez questão de agradecer ao prefeito pela entrega das obras.

Lilian Santos