Prefeitura promove atividades em comemoração à Semana Mundial da Alimentação

Oficina de Temperos Alternativos e Orientação Nutricional em Pirituba.

 A Supervisão Geral de Abastecimento, da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo promove uma série de atividades educativas em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que ocorre em 16 de Outubro.

As atividades englobam orientação nutricional, indicações para hábitos alimentares saudáveis e discussões sobre a situação nutricional da população.

O Mercado de Pirituba, na Rua Almirante Isaías de Noronha, 163 terá, no dia 17/10, sexta-feira, das 10 às 16h, atividades de orientação para hábitos alimentares saudáveis. Através das respostas do questionário “Como está sua alimentação?”, os clientes e visitantes do local receberão orientações e esclarecimentos e dúvidas sobre nutrição e qualidade de vida.
No CEU Atlântica, na Rua Cel. José Venâncio Dias, 840, acontecerá uma oficina sobre temperos alternativos, no dia 20/10segunda-feira, das 9 às 12h, com a apresentação de uma palestra sobre alimentação saudável e orientações para redução do uso de sal, e sua substituição por temperos caseiros, de baixo custo. As atividades são gratuitas.
A “Semana Mundial da Alimentação – Ação pela Vida” traz ainda diversas atividades relacionadas ao tema. Um dos destaques é a 1ª Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar, que acontece de 16 a 18/10 no Mercado Paulistano, com a participação de produtores e cooperativas de diversas cidades do Estado.

O assunto “Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional e Questões Estratégicas Para o Tema em São Paulo” será discutido em um seminário, no dia 23/10, das 13h às 17h, na UNAS - União de Núcleos, Associações e Sociedades dos Moradores de Heliópolis e São João Clímaco, na Estrada das Lágrimas, 1.604.

Políticas Públicas em Segurança Alimentar e Nutricional

O último relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado em setembro, aponta que o Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014. Enquanto a taxa limite prevista pela Organização é de 5%,
O país alcançou a marca de 1,7%, fato que considera a superação do problema da fome no país.
Na cidade, a adoção de políticas públicas tem contribuído para que o país continue em escala decrescente no monitoramento da FAO.
Em dezembro de 2013, o prefeito sancionou a lei nº 15.920, criando o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), que tem por objetivo a organização das ações públicas em Segurança Alimentar e Nutricional e articulação entre poder público e a sociedade civil para a gestão de políticas públicas voltadas à alimentação.
A adesão da prefeitura ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), a partir de 2014, propicia a comercialização da produção do agricultor familiar, além de garantir sua permanência no campo. Por outro lado, os alimentos adquiridos são doados a famílias em situação de vulnerabilidade social, através de entidades cadastradas no Banco de Alimentos da Prefeitura.
As ações de incentivo à produção familiar englobam ainda a assistência técnica ao produtor rural estabelecido nas zonas Sul e Leste da cidade, para a transição agroecológica - cultivo de produtos sem aditivos químicos. O acompanhamento ao produtor possibilita, ainda, a implantação de mais feiras orgânicas na cidade. Atualmente existem cinco feiras específicas no segmento.
Outro fato relevante é a implantação do 1º Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, um espaço de atividades voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada, produção de alimentos e geração de renda. O local é mais uma ação efetivada em cumprimento ao Plano de Metas da prefeitura.

Confira a programação completa das atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação em nossa região:

Local: Mercado Pirituba, situado na Rua Almirante Isaias de Noronha,163 VL Pereira Barreto
Horário: 10h às 16h
Orientação - Alimentação Saudável

Local: CEU Atlântica, situado na Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá
Horário: 9h às 12h
Oficina: Temperos Alternativos

*** Para os eventos sinalizados é necessária inscrição através do telefone 3228-6363, das 9h às 17h.