Conselho Participativo Municipal abre espaço inédito para imigrantes

Eleições realizadas neste domingo (30) escolheram 20 conselheiros que representarão os estrangeiros residentes em São Paulo. Iniciativa é inédita na cidade.

 O Conselho Participativo Municipal abriu espaço inédito de participação dos imigrantes na decisão dos rumos da cidade. As eleições deste domingo (30), na Praça das Artes, escolheram 20 conselheiros que representarão os estrangeiros residentes em São Paulo em 19 subprefeituras. Ao todo, mais de 1,7 mil pessoas participaram da eleição, com 1.694 votos válidos (veja o resultado final no quadro abaixo).

“Com esta eleição, estas pessoas que sempre foram tratadas como de segunda classe serão tratadas como qualquer outro cidadão. São chineses, coreanos, senegalenses, peruanos: é um mundo de pessoas que está aqui trabalhando, produzindo, mas não são tratados como cidadãos. Ou eles têm direito a voto ou não serão respeitados nunca”, afirmou o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sotilli. Segundo ele, a cidade abriga hoje de 700 mil a 1 milhão de imigrantes.

Com mandato de dois anos, os imigrantes eleitos participarão das discussões do órgão consultivo. Cada subprefeitura que apresenta pelo menos 0,5% de estrangeiros em sua população abriu uma vaga de conselheiro. A quantidade de conselheiros foi determinada de acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografias e Estatísticas (IBGE).

O boliviano Adalit Aidana Mendoza, de 28 anos, foi um dos 49 candidatos participantes. Imigrante em São Paulo há 9 anos, ele concorreu a uma vaga na subprefeitura da Penha, zona leste da capital, e foi eleito como 2º suplente. “Antes, todos os imigrantes estavam desamparados. Agora vamos ser ouvidos e valorizados, ter o mesmo voto e o mesmo direito a opinião”, avalia.

O papel dos conselheiros é exercer o controle social no planejamento, fiscalizar as ações e gastos públicos nas regiões e sugerir ações e políticas públicas.
Na eleição, os imigrantes votam em apenas um candidato da região onde residem. Podem participar estrangeiros residentes na cidade de São Paulo, portando documento original com foto. Terão um conselheiro imigrante as subprefeituras de Butantã, Campo Limpo, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Freguesia do Ó/Brasilândia, Ipiranga, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Santo Amaro, Vila Maria/Vila Guilherme, Vila Mariana e Vila Prudente. A subprefeitura Sé, por ter mais de 10 mil imigrantes residentes nos seus distritos, elegerá dois conselheiros.

Assami Bikienga, 23 anos, espera que os conselheiros trabalhem para a melhoria da qualidade de vida dos imigrantes. “Se o meu candidato ganhar, ele vai pedir ajuda às autoridades para melhorar a nossa vida, com habitação, alimentação e melhores condições de trabalho. Pode ajudar também com os papéis, que são muito difíceis de conseguir”, espera o imigrante, que há seis meses deixou Burkina Faso, na África, para viver em São Paulo.

Em Pirituba/Jaraguá, foi escolhido um representante: Juan Elvis Mayta Martinez. 

Conselho Participativo
Instituído pelo prefeito, o Conselho Participativo Municipal tem entre 19 a 51 membros por bairro, de acordo com o tamanho da população, sendo em média um representante para cada 10 mil habitantes nas 32 subprefeituras. As eleições para o Conselho aconteceram no dia 8 de dezembro, reuniram quase 3 mil candidatos e mais de 120 mil cidadãos puderam votar em até cinco representantes de seu bairro. Os 1.113 eleitos foram empossados no dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade.