Aniversário da Feira Omaguás

Feira de arte e artesanato comemora 14 anos

 Setembro é aniversário da Feira Omaguás! Esse ano completamos 14 anos criando e transformando a matéria em arte e o espaço público em um local feliz.
Feira de Arte e Artesanato formada somente por produtores. É como um atelier ao ar livre onde visitante tem a oportunidade de conhecer, adquirir e conversar sobre produtos criativos e únicos diretamente com os artistas. E sempre acontecem shows e oficinas grátis.

Confira a programação:

Domingo, 20/09 às 15 horas, show com Edu Gomes & A Pirâmide EDU GOMES & A PIRÂMIDE

O guitarrista e compositor Edu Gomes, conhecido por seus solos melodiosos e inspirados na Irmandade do Blues, que integrou por 20 anos, assume de vez seu projeto solo "Edu Gomes e a Pirâmide", apresentando seu segundo CD solo e totalmente autoral: "Imo", somadas a outras composições de sua de sua carreira que completa 30 anos e com 16 cds lançados entre seu trabalho solo, o power trio ZFG Mob, seu projeto de World Music e New Age e sua ex-banda. A textura sonora possui fortes influências do Folk, Blues e Rock, que somados ao Progressivo e New Age, trazem uma gama de climas que variam do psicodélico ao peso do Rock, sempre valorizando as melodias e improvisos bem colocadas e melodiosos.
Edu Gomes (guitarra e voz),Leandro Henrique (violão e voz), Rodrigo Jofré (baixo), Caio Gomes (bateria e voz)

Domingo, 27/09 às 14h30,

Blue Session Band Formada em 2005 , com 1 cd e 2 dvds gravados, a Blues Session tem como característica de trabalho o blues contemporâneo e forte influência do jazz , funk & rhythm blues .
* Anisio Mello Junior - Baixo e Voz
* Leandro De Carle - Bateria
* Paulo Catharino - Guitarra
Esperamos vocês!
Feira de Arte e Artesanato Omaguás

Praça dos Omaguás - Av. Pedroso de Morais, alt.900
Pinheiros - São Paulo - Brasil

SOBRE A FEIRA DE ARTE E ARTESANATO OMAGUÁS

Pra explicar quem somos, começamos com uma pergunta: O que é uma feira de artesanato? São mãos e cabeças que se juntam, trabalhos que se somam e se encontram para transformar, assim como a matéria da qual é feita cada peça, um local, uma praça pública por exemplo, em uma oficina de idéias e possibilidades. Sozinhos, somos nós e nosso atelier, nossos pensamentos, técnicas e peças. Juntos, somos cultura, transformação e força criativa.
Isso é a Feira Omaguás, um espaço onde o passado, presente e futuro são expostos e pensados.


O QUE QUEREMOS E PENSAMOS
A Feira de Artes e Artesanato Omaguás agora em 2015 completou seu 14º ano. Neste tempo passamos por diversas fases e diversas formas de organização. Mas sempre tivemos algumas idéias que nos conduzem:

Ao nosso entender o espaço público deve ser compartilhado e não somente usado. Entenda-se por compartilhar toda relação entre os agentes envolvidos: expositores, público, entorno (comércio adjacente), moradores e artistas.
Cada atividade aqui realizada deve ter ao mesmo tempo liberdade, respeito e harmonia entre todos, somando-se idéias e esforços, de forma que ninguém se sinta excluído desse processo.
Hoje as feiras de artesanato também apresentam expositores com nível cultural e produtivo diferente do que encontravamos a alguns anos atrás e em especial na região da Subprefeitura de Pinheiros. Existe mais formação e informação, o que nos permite viabilizar a reciclagem e re-qualificação do cidadão artesão, buscando a sua dignidade, qualidade de vida e o pleno exercício de sua cidadania.

Criar um ambiente onde os produtores se sintam profissionais e assim sejam tratados, diminui o proconceito sobre quem faz artesanato. Onde há uma Feira Artesanal deve existir profissionalismo, ordem, segurança, compromisso responsável com qualidade, criatividade, meio ambiente e cultura.
Outro ponto muito importante para nós: utilizar o espaço com todo tipo de cultura e arte, fazendo a praça como um centro de convivência de diferentes manifestações. Por isso convidamos e recebemos artistas que mostram seu trabalho, lançam CDs e livros, oficinas, teatro, circo e palestras. Tudo promovido, organizado e bancado pelos expositores da feira. Desde 2005 até hoje já foram mais de 350 eventos.

Todo tipo de manifestação artístico-cultural deve participar, sem preconceito e sem interesse comercial.

A boa utilização dos espaços públicos se faz cada vez mais necessária e urgente pois muitos deles se converteram em espaços abandonados, perigosos, usados por grupos exclusivos ou simplesmente sem interesse para a população.
E isso é o oposto do que todos desejamos: os artesãos querem um lugar para expor e comercializar suas obras, moradores querem um local seguro, tranquilo e descontraído para passear e trocar vivências, artistas querem mostrar suas idéias, sua música, suas imagens...

A Feira é o lugar ideal para isso: lazer, cultura, diversão, debate, emoção, respeito, cidadania feitos e mostrados numa praça, ao ar livre.

Um conceito tão antigo que se faz hoje moderno e urgente.