Parklets na Subprefeitura de Pinheiros

Os parklets são simplesmente extensões temporárias de calçada em ruas comerciais eque promovem o uso do espaço público de forma democrática, permitindo à comunidade construir seu próprio espaço de convívio, resgatando as narrativas locais, melhorando a paisagem urbana e transformando espaços em lugares melhores para se viver e conviver.

 1. Qual é a finalidade dos parklets?

Os parklets têm por finalidade permitir que o cidadão possa usufruir melhor do espaço público e ter lugar para sentar, descansar e conversar com os amigos.
Se você quer conhecer mais sobre os parklets e como instalá-los você pode acessar a pagina da Gestão Urbana.
Ou imprimir o manual sobre a implantação dos parklets.

 

2. Os parklets são permanentes?


Não, são uma intervenção urbana temporária feita através de um termo de cooperação entre a prefeitura e os cooperantes interessados em proporcionar à comunidade este tipo de extensão do passeio público, tão comum em outros países. O contrato de cooperação tem duração de 36 meses, podendo ser renovado ou não de acordo com os interesses da Prefeitura e também serem retirados mediante interesse público da prefeitura, a qualquer momento.
Veja, em link, o decreto 55.045/14 que criou os parklets e a Portaria 145 que os regulamentou na Subprefeitura de Pinheiros.

II. Parklets existentes na Subprefeitura de Pinheiros

A Subprefeitura de Pinheiros possui momentaneamente a maior parte dos parklets instalados da Cidade de São Paulo. No link abaixo você pode conhecer esses parklets e alguns dados sobre eles:

Tabela dos parkletsconstruídos
Mapa dos parklets construídos
Imagens dos parklets construídos

 

III. Opiniões, sugestões e observações

O processo de aprovação dos parklets prevê que você pode opinar sobre sua instalação – no prazo estipulado para publicidade – e também sobre seu uso ou desuso, sugestões e críticas através do e-mail parkletspinheiros@prefeitura.sp.gov.br, direcionando sua observação à Comissãode Análise e aprovação de Parklets e será rapidamente respondido, desde que devidamente identificado.

Comissão de análise e aprovação dos parklets
Subprefeitura de Pinheiros
F: 3095.9551
E-mail: parkletspinheiros@prefeitura.sp.gov.br