Obra de revitalização da Praça das Corujas é entregue aos moradores de Pinheiros

Em cerimônia realizada neste sábado (20), foram entregues as obras do sistema de drenagem de águas pluviais da Praça Dolores Ibarruri, conhecida como Praça das Corujas, em Pinheiros. Por estar situada em uma baixada, a área de lazer não era capaz de absorver o volume de água e inundava em dias de chuvas fortes. Com as obras de infra-estrutura realizadas pela Prefeitura, esse quadro mudou. Agora, o lugar conjuga lazer com cuidados voltados ao meio ambiente.

Pelo novo sistema de drenagem, a água da chuva será escoada por biovaletas de piso drenante e será filtrada e limpa, por meio de raízes de plantas e pedras. Com isso, a água limpa será conduzida com menos intensidade ao Córrego das Corujas, que passa pela praça, para chegar ao Rio Pinheiros. As obras de melhorias na praça atendem a pedidos dos moradores.

Os moradores de Pinheiros tem a disposição mais um equipamento voltado às atividades de lazer, esportivas e culturais. Somando o sistema de drenagem implantado na Praça das Corujas à realização do Programa Córrego Limpo no local, percebemos um avanço para que as cerca de 5 mil famílias que vivem na região tenham mais qualidade de vida.

"Essa é uma opção para tratarmos da permeabilidade do solo na Cidade de São Paulo no sentido de evitarmos as enchentes, além de ser uma alternativa ecológica aos piscinões de concreto", explica a arquiteta e paisagista Elza Niero, autora do projeto em parceria com o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) Paulo Pellegrino.

A ideia de praça ecológica foi adaptada de um projeto semelhante executado na cidade de Seattle, nos Estados Unidos. O projeto paisagístico da Praça das Corujas foi premiado com a Menção Honrosa pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) em 2008. "As biovaletas poderiam ser construídas até mesmo nos canteiros de rua para impedir os constantes alagamentos da cidade", explica Elza. Paralelamente ao novo sistema de drenagem, a Prefeitura construiu o passeio de caminhada com piso intertravado drenante, caminhos com pedrisco, decks de madeira certificada, implantação de paisagismo com plantio de grama esmeralda e construiu um parquinho com brinquedos e piso de areia.