Avenida Paulista inaugura ciclovia

Inauguração da ciclovia da Avenida Paulista

 Na manhã deste domingo (28), a Avenida Paulista conhecida pelo grande fluxo de carros teve outro cenário: as bicicletas. Foi inaugurada neste domingo, a ciclovia de 2,7 km, com extensão da Praça Oswaldo Cruz até a Avenida Angélica.
Nos últimos anos, o número de ciclistas na Avenida Paulista aumentou de forma substanciosa, o projeto que custou R$ 12,2 milhões é de grande importância aos ciclistas que passam por ali diariamente.
Ao contrário do habitual, a Avenida Paulista estava repleta de ciclistas, famílias e crianças que acompanhavam a inauguração. O prefeito de São Paulo esteve no local e percorreu a avenida dando entrevistas e falando do projeto, assim como os secretários municipais de educação e de Direitos Humanos.
A avenida teve que ser interditada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), devido o grande fluxo de ciclistas por volta de 10hs com previsão para liberação às 17hs.
A ciclovia foi construída no canteiro central com quatro metros de largura e fica a uma altura de 18 cm em relação às faixas de rolamento da Avenida. Quando o canteiro central termina e dá lugar ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem (Complexo Viário Paulista), a ciclovia continua bidirecional na faixa da esquerda até a Rua da Consolação e, segue à direita entre a Consolação e a Avenida Angélica.
Diferente da maioria das ciclovias que são pintadas com tinta vermelha, a nova ciclovia foi feita com concreto pigmentado com coloração, garantindo uma maior durabilidade e resistência ao piso.
Uma ligação entre as ciclovias da Avenida Paulista e da Rua Treze de Maio foi implantada na Praça Oswaldo Cruz, onde houve troca do piso, reforma das jardineiras e muretas em volta das árvores e instalação de nova iluminação.
Ao caminhar pela Avenida Paulista, era possível ver homenagens aos ciclistas que faleceram em acidentes de trânsito e bicicletas cobertas de flores brancas espalhadas com mensagens aos ciclistas. Além disso, o ciclista David Santos Sousa que em 2013, perdeu o braço direito após ser atropelado na Avenida Paulista, foi ao local prestigiar a inauguração. “Vários colegas morreram devido à falta de proteção e à imprudência de alguns motoristas. Não é só uma ciclovia, é proteção à vida, essa não é uma vitória só minha, é uma vitória de São Paulo. Espero que ocorra em outros Estados do Brasil, se tornando uma revolução”, disse o ciclista.
Ademais, bandas de ruas espalhadas pelo local, animavam os ciclistas que estavam presentes na inauguração.

 

Veja aqui os detalhes do projeto da Ciclovia na Av. Paulista, que está aberto para consulta pública.