Lei oficializa a bandeira do Itaim Bibi

Através da Lei 15.013/09, a Câmara Municipal de São Paulo oficializou no dia 29 de outubro a bandeira do Itaim Bibi. Agora os moradores da região contam com um símbolo que representa o tradicional distrito, localizado na zona Sul de São Paulo.

Apesar da oficialização ocorrer apenas neste ano, a história da bandeira é mais antiga. Ela foi criada em 1990 por Bernardo Muylaert Tinoco, na época com 11 anos. O menino venceu um concurso promovido pela fábrica de chocolates Kopenhagen entre alunos das escolas da região. Na ocasião, a fábrica teve o apoio da Prefeitura de São Paulo, da Associação de Amigos do Bairro do Itaim Bibi e do Clube de Diretores Lojistas da região. O desenho, escolhido entre outros 27, apresenta três faixas horizontais, nas cores azul, branca e verde. A azul representa o Rio Pinheiros, que tinha curvas até 1929, quando começou a sua retificação; a branca anuncia a paz, e a verde, os jardins. A interferência branca na parte verde representa os prédios, que começavam a surgir na região.

Para quem vive no distrito, em especial os mais antigos, a bandeira é um símbolo que resgata e preserva o passado, reavivando a memória dos mais experientes. A AGMIB (Associação Grupo de Memórias do Itaim Bibi) acredita que esta é mais uma etapa vencida pelos moradores.

O distrito do Itaim Bibi tem 81.730 moradores, distribuídos em uma área de 9,98 km². O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região é de 0,811.