Quem faz parte do Conselho

Confira os nomes dos representantes eleitos.

 Cada Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz é formado por:

 

• Oito membros eleitos pela sociedade civil e oito suplentes;
Os conselheiros da sociedade civil são eleitos a cada dois anos, de acordo com as regras do processo eleitoral dos CADES (Manual Orientação)
A última eleição ocorreu em 21/05/2013. Veja os resultados aqui.

• Oito membros indicados pelo poder público e oito suplentes.
Os conselheiros representantes do poder público são indicados pelos Secretários Municipais titulares das Pastas. Dos oito conselheiros previstos na composição, o representante da Subprefeitura de referência e o representante da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente devem obrigatoriamente ser indicados (Art 52 – Item I).
Os Conselhos são espaços públicos com força legal para atuar na definição de prioridades e conteúdos de políticas públicas. A composição plural e homogênea, com representação da sociedade civil e governos em diferentes formatos, caracteriza os Conselhos como instâncias de negociação de conflitos.

Qual é o papel do conselheiro?

Da Sociedade Civil
O papel do conselheiro é representar a sociedade civil local quanto às suas demandas e propostas no que diz respeito às questões ambientais presentes nas políticas públicas (moradia, uso e ocupação do solo, resíduos sólidos, educação ambiental, entre outras) no âmbito de cada Subprefeitura, dialogando permanentemente com os representantes do poder público.

Do Poder Público
O papel do conselheiro do Poder Público é promover a articulação das políticas relacionadas à Secretaria que representa com os temas desenvolvidos durante as reuniões do Conselho. Este conselheiro fala em nome do Secretário que o indicou, portanto deve manter interlocução permanente com o mesmo.

Gestão 2013-2015
Conselheiros da sociedade civil

 

Titulares  Suplentes
Cecília Amaral Lotufo Paulo Antonio Bellizia
Thomas Jason Green Marcelo Fernandes Carnevali
Claudia Visoni Madalena Buzzo
Cibele Martins Sampaio Joana Canedo de Barros
Mirian Ito Tanaka Pedro Augusto Pinto
Diego Mengato de Alexandre Thais Mauad
Maria Fernanda Salles de Aguiar Patrizia Tommasini de Souza Coelho
Ariovaldo Guello Mario Sergio Fernandes