Escultura é inaugurada na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

A escultura do artista plástico argentino León Ferrari foi reconstruída e instalada na biblioteca, em homenagem ao professor e escritor, conhecido por Tristão de Ataíde. O prefeito de São Paulo participou da entrega.


O prefeito de São Paulo participou na última sexta-feira (25/09) da entrega da escultura de León Ferrari em homenagem ao crítico literário, professor e escritor Alceu de Amoroso Lima, conhecido por Tristão de Ataíde, membro da Academia Brasileira de Letras. A obra foi reconstruída e instalada na biblioteca que leva o nome do intelectual, no bairro de Pinheiros, Zona Oeste.

A escultura foi originalmente instalada no cruzamento da Marginal Pinheiros com a avenida João Dias, em 1983. Em 1990, a obra - formada por 59 tubos metálicos de 6 metros de altura cada um - precisou ser removida para a construção do complexo viário João Dias. A previsão era que a instalação retornasse ao local de origem, mas, por causa de problemas de armazenamento e da fragilidade do material, não pôde ser montada. Em 2006, quando a biblioteca Alceu Amoroso Lima se tornou temática em Poesia, a Secretaria Municipal de Cultura iniciou um processo de recuperação do projeto original para promover a reconstrução da obra, a fim de implantá-la no jardim da biblioteca, que é voltado para a rua Henrique Schaumann, próximo da praça Benedito Calixto.

A escultura foi criada pelo artista plástico argentino León Ferrari, que, com a ajuda da neta Anna, participou ativamente do processo de reconstrução. Perseguido durante a ditadura militar argentina, Ferrari viveu com parte de sua família em São Paulo, entre 1976 e 1983. O custo total da obra foi de R$ 120 mil, investidos pela Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito disse que a cerimônia prestou uma homenagem a duas figuras que foram exemplares ao longo de suas vidas. "Hoje fazemos o encontro de León Ferrari com Alceu Amoroso Lima, personalidades esplêndidas que contribuíram para que tivéssemos um processo cultural muito expressivo em nosso país e na América, com brilhantes realizações ao longo de suas vidas".

O secretário municipal de Cultura afirmou que o evento presta uma homenagem a duas grandes personalidades envolvidas no processo de redemocratização do Brasil e da Argentina: “Celebra o encontro de dois grandes artistas: León Ferrari, maior escultor argentino, e Alceu Amoroso Lima, maior intelectual brasileiro de sua geração. Este é o encontro da escultura com a literatura e poesia, onde a cultura pode ser exercida em um ambiente agradável que celebra a natureza".

Acompanharam a cerimônia Alceu Amoroso Lima Filho, filho do homenageado; as netas do escultor, Anna e Florencia Ferrari, e a bisneta Violeta; Teresita Silva Gonzales Dias, cônsul-geral da Argentina em São Paulo; o subprefeito de Pinheiros e o secretário-adjunto de Relações Internacionais.