Praça Recanto dos Humildes ganha Contêiner Subterrâneo

Trata-se de um processo de coleta inteligente, higiênico, seguro e rápido. O sistema oferece, entre outros benefícios, ganho de produtividade e menor contato humano com o resíduo

A Subprefeitura Perus, em parceria com a Loga (Logística Ambiental de São Paulo S.A.) empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar na região Noroeste da capital, implantaram o primeiro coletor subterrâneo do bairro. Trata-se de um processo de coleta que irá proporcionar a retirada de resíduos das ruas de forma mais inteligente, higiênica, segura e rápida. O sistema oferece, entre outros benefícios, ganho de produtividade e menor contato humano com o resíduo.
O novo modelo, adotado em boa parte dos países europeus, existe também em algumas cidades do sudeste brasileiro. O diferencial conta também com a redução da quantidade de caminhões nas ruas, aliviando o trânsito pesado dos dias atuais e diminuindo a quantidade de CO2 lançada na atmosfera, possibilitando mais qualidade de vida aos cidadãos.
Além disso, a coleta mecanizada oferece menos riscos para os coletores, uma vez que elimina o contato direto destes profissionais com os sacos de resíduos. Disponível ao munícipe 24 horas por dia, 365 dias do ano, o projeto inovador está possibilitando mais benefícios à população e contempla cerca de 400 domicílios. Neste local está instalado o bigtainer, contentor de resíduos com capacidade para 20 mil litros.
O contêiner subterrâneo é metálico. A caixa de descarte que fica na superfície é fabricada em aço galvanizado, com pintura antipichação e antiferrugem, e durabilidade de até 10 anos. A abertura para descarte dos resíduos é acionada a partir de cartão magnético, privado e intransferível, cadastrados pela concessionária junto aos moradores/usuários contemplados pela coleta mecanizada, com sistema subterrâneo. O marco coletor possui total acessibilidade e permite que pessoas em cadeira de rodas, por exemplo, consigam fazer o descarte com facilidade. Outro recurso que o sistema possui são sinais sonoros e visuais durante a troca de contêineres para mais segurança dos munícipes.
A concessionária, a partir de sistema inteligente de GPRS (transmissão de dados por internet) e cartões credenciados junto aos munícipes, irá monitorar os descartes dos usuários com sensores/chips. Com esta tecnologia é possível monitorar todo o uso do recipiente e do cidadão, como quantidade depositada por cada morador e horários em que o equipamento é acionado. Além disso, o sistema permite saber o volume que o contêiner apresenta, indica quebras, facilitando a manutenção periódica.
Para a troca do contêiner, o motorista aciona o sistema que eleva, ao nível da calçada, a caixa compactadora por uma espécie de elevador. O caminhão roll on roll off, específico para coleta de contêiner bigtainer; a partir de um guincho faz o engate na caixa da superfície que é levada para cima do caminhão, ocorrendo a troca por um contêiner limpo e higienizado no local. A troca ocorre sempre que o bigtainer alcança a capacidade programada pela concessionária, que monitora eletronicamente o sistema.


O que pode ser depositado no contêiner:

Os usuários poderão depositar resíduos domiciliares orgânicos (derivados de alimentos), embalagens diversas (desmontadas) e resíduos de banheiros. É importante que os resíduos estejam ensacados e não sejam jogados soltos. A população pode cooperar fazendo o acondicionamento correto dos resíduos e zelando pelo contêiner, afinal, o recipiente é um item de utilidade pública, a exemplo de semáforos, placas de trânsito ou abrigos de ponto de ônibus.


Vantagens do novo sistema

• O resíduo pode ser depositado a qualquer hora do dia ou da noite
• Ganho de qualidade de ar com a diminuição de caminhões circulando e consequentemente menor emissão de C02 na atmosfera
• Elimina o mau cheiro ocasionado pelo resíduo exposto nas calçadas
• Fim do resíduo empilhado na calçada
• Evita o entupimento de bueiros
• Melhora o visual da cidade que passa uma imagem inovadora
• O mau tempo não influi no recolhimento
• Menor manuseio e contato com o resíduo por parte dos coletores
• O resíduo fica protegido até a passagem do caminhão, não importa a que horas ocorra.


Cesar Gonçalves