Audiência Pública debateu a implantação do programa “Ruas Abertas” em Perus

A intenção é que as vias recebam atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas

No domingo (27/09), a Subprefeitura Perus realizou audiência pública para discutir e debater com os cidadãos as ações do Programa “Ruas Abertas”. As vias apresentadas para estudo da CET e possível implantação do Programa foram a Rua Salvador Albano com extensão da Rua Piero Tricca, no Jardim Santa Fé, Distrito Anhanguera e a Rua Presidente Vargas, na Vila Caiúba. Um munícipe também indicou para estudo a Rua Ilha do Frade, no Recanto dos Humildes, sendo estas duas últimas localizadas no Distrito de Perus.

A iniciativa tem o objetivo de abrir para pedestres e ciclistas ruas e avenidas de grande relevância no perímetro de 1 a 3 quilômetros, aos domingos e feriados, das 10h às 17h. Com o impedimento do trânsito de veículos motorizados, a intenção é que as vias recebam atividades artísticas, esportivas, gastronômicas e culturais gratuitas.

Além de incentivar a apropriação dos espaços públicos da cidade, consolidando as relações sociais nos bairros, as políticas do programa “Ruas Abertas” também visam incentivar a comercialização de artesanatos e alimentos de baixo custo, considerando os empreendedores e artistas locais como peças fundamentais neste processo, promovendo a inclusão cultural, geração de renda e a recuperação urbana de espaços degradados e sem uso.

A iniciativa envolve as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, Transportes, Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Cultura, Segurança Urbana, Esportes, além da CET e da Agência São Paulo de Desenvolvimento.

Cultura – Na área cultural, a restrição aos veículos irá permitir a realização de atividades que envolvam apresentações ao vivo de teatro, dança, música e artesanato.

Esportes – Para incentivar práticas de esporte e lazer espontâneo, será possível fornecer materiais esportivos, como bolas, coletes e kits de recreação para as comunidades. Além disso, a ação também permitirá eventualmente a realização de campeonatos e festivais esportivos.

Trabalho e empreendedorismo – Com o programa será possível realizar feiras gastronômicas e de artesanato, incentivando os empreendedores locais. Também está previsto no projeto a abertura de espaços para cooperativas e redes de economia solidária, a promoção de serviços aos empreendedores (abertura de crédito, informações sobre a legislação e cursos voltados ao empreendedorismo) e a busca de patrocínio e apoio de empresas privadas.


Cesar Gonçalves