Zeladores de Praças de Perus participam da comemoração dos 40 anos da Escola Municipal de Jardinagem

Além dos cursos regulares de jardinagem, recursos paisagísticos, hortas e de orquídeas, a escola também oferece mensalmente oficinas, trilhas e palestras

No dia 19 de agosto, a Escola Municipal de Jardinagem (EMJ), um dos equipamentos da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, completou 40 anos e recebeu centenas de convidados para a festa, dentre os quais, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente e Subprefeito de Perus, acompanhado de toda a sua equipe de zeladores de praças.

O curso municipal de jardinagem existe oficialmente desde 1975 (Lei nº 8.277, de 19 de agosto daquele ano). Antes, porém, desta Lei, o curso já havia sido oferecido a muitos jardineiros.

Durante esses anos a escola vem oferecendo uma série de serviços, atendendo a munícipes e funcionários, voltados à educação ambiental, à jardinagem, ao manejo de plantas ornamentais, ao paisagismo, sempre preocupados com a preservação e a consciência ambiental e as questões da sustentabilidade. Além dos cursos regulares (de jardinagem, de recursos paisagísticos, de hortas e de orquídeas), são ofertadas mensalmente oficinas, trilhas, palestras, etc.

A Escola Municipal de Jardinagem atua em parceria e/ou colaboração com outros equipamentos sediados no Parque Ibirapuera – como o CECCO-Ibirapuera (da Secretaria da Saúde), o MAM (Museu de Arte Moderna), o Museu Afro Brasil, a Escola Municipal de Astrofísica, divisão de fauna silvestre, e com o Viveiro Manequinho Lopes.

Cesar Gonçalves