Recanto dos Humildes recebeu mutirão de combate ao aedes aegypti

Uma ação conjunta da vigilância sanitária com a subprefeitura Perus e defesa civil, visitou milhares de casas no bairro, entre os dias 6 a 14 de março

Desde o início do ano, a Subprefeitura Perus coordena um grupo de trabalho de combate ao aedes aegypti na região. Formado por representantes da Saúde e Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Educação, Guarda Civil Metropolitana, Supervisão de Assistência Social, Conselho Municipal Participativo e Secretaria do Verde e Meio Ambiente; o grupo promoveu uma semana de ação no bairro Recanto dos Humildes, ocorrido entre os dias 6 a 13 de março. Na oportunidade, milhares de casas foram visitadas pelos agentes que orientaram os moradores e identificaram possíveis focos do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya.

A iniciativa desta ação surgiu em decorrência das estatísticas que apontaram no início do ano, índices acima da média para esta época, de casos registrados de dengue no bairro. Dentre as medidas tomadas durante o mutirão, os agentes devidamente identificados bateram de porta em porta, pedindo permissão para adentrarem nos quintais e verificarem as condições que pudessem favorecer a criação de larvas do aedes aegypti. Em seguida, fizeram orientações de como proceder para o armazenamento de águas da chuva, tendo em vista a atual crise hídrica que afeta toda a cidade de São Paulo.

Durante as ações, também foram coletadas amostras de possíveis larvas do mosquito e realizada a distribuição de telas de proteção para tapar os reservatórios e caixas d’água. Também foram utilizados métodos de controle mecânico, quando possível, controle químico com produto alternativo (água sanitária, por exemplo) e controle focal com produto “larvicida”. Nas casas fechadas foram deixados panfletos na caixa de correio ou local acessível.

Em resumo, no período de uma semana foram trabalhados 4.253 imóveis; 1.234 imóveis estavam fechados; 38 desocupados; 5 abandonados; 49 recusas e 155 parcialmente trabalhados. Foram entregues/instaladas 432 toucas de caixa d’água. Também foram realizadas vistorias nos pontos estratégicos cadastrados e nos Imóveis Especiais da área trabalhada. Entre os dias 12, 13 e 14 de março, foi realizada ação de bloqueio de nebulização (para eliminação de alados no momento da aplicação) para diminuição da infestação pelo mosquito vetor.

Apesar da semana de mutirão ter sido realizada em data específica, os cuidados devem ser constantes tanto da parte do poder público, quanto da população. Por isso é importante que cada um faça a sua parte, evitando o acúmulo de água sem os devidos cuidados de vedação, evitar o acúmulo de lixo, garrafas e latas vazias nos quintais, não armazenar pneus usados, não deixar pratinhos com água debaixo de vasos de plantas. E ao menor sinal dos sintomas, procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para que possa ser detectado e notificado. Esta luta é de todos!


Cesar Gonçalves