Obra viária aumenta em mais de dez vezes velocidade em cruzamento na zona norte

Readequação na avenida Raimundo Pereira de Magalhães aumentou velocidade média de ônibus e carros de 3,17 para 42,63 quilômetros por hora no cruzamento com a avenida Cantídio Sampaio

Obras de readequação do cruzamento entre as avenidas Raimundo Pereira de Magalhães e Cantídio Sampaio aumentaram em mais de dez vezes a velocidade do tráfego no sentido Centro-Bairro na região de Parada de Taipas, zona norte. O local recebe doze linhas de transporte coletivo com uma média de 150 ônibus por hora. O prefeito Fernando Haddad vistoriou as ações no local.

“Este cruzamento era conhecido como um gargalo horrível, havia reivindicação de mais de 20 anos de que os engenheiros dessem um tratamento adequado. O ganho em um dos trechos chega a 1.300% em velocidade. As pessoas esperavam 30 a 40 minutos para fazer uma conversão que hoje você faz em cinco ou dez minutos”, afirmou Haddad.

Na Parada de Taipas foram investidos R$ 4,2 milhões na readequação geométrica do cruzamento, que recebeu também melhorias na sinalização. As intervenções alargaram as áreas próximas às esquinas e regularam o fluxo de veículos na região para que a passagem pelo cruzamento se tornasse mais ágil. Antes, era necessário esperar seis ciclos do semáforo para cruzar, o que gerava lentidão tanto no sentido centro como no sentido bairro. Hoje em média a espera caiu pela metade.

A região teve melhorias na pavimentação, com recuperação de mais de um quilômetro de asfalto. Os pontos de ônibus e locais para parada do transporte escolar ganharam baias, então os veículos saem da faixa de tráfego para o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, a Praça Fuhad Smaire, conhecida como Praça do Coreto, foi reformada. Em área próxima, o Córrego do Tanque recebeu limpeza e desassoreamento, para evitar inundações.

“Essa obra está dentro de um projeto mais amplo que é a construção das faixas exclusivas de ônibus em toda cidade. Nós observamos que havia alguns gargalos que precisavam de obras. A organização da CET atua em todos os bairros da cidade e essas obras fazemos geralmente na periferia, que é onde os gargalos acontecem mais e onde há menos infraestrutura”, explicou o secretário Jilmar Tatto (Transportes).

Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego indicou aumento de 340% na velocidade média (de 5,28 para 18 quilômetros por hora) no sentido bairro-centro da avenida Raimundo Pereira de Magalhães. No sentido oposto, a velocidade saltou de 3,17 para 42,63 quilômetros por hora. Na avenida Cantídio Sampaio houve ganho de 623 %, de 2,65 para 16,2 quilômetros por hora, enquanto na estrada de Taipas o fluxo ficou 513% mais rápido, de 6,54 para 33,59 quilômetros por hora.

As obras vistoriadas nesta manhã levaram dez meses e também beneficiaram as ruas Antonio Nápoli, João Batista Dias, Vilaflor, Praia Tipitimirim, Canhoneira Iguatemi, Teodoro Rodrigues, Agripiano Barros e a Estrada de Taipas.