SIURB publica edital para execução de obras no Ribeirão Perus

A obra prevê ainda a construção de um Parque Linear ao longo do Ribeirão Perus, córrego do Areião e do Arujá

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) abriu edital de pré-qualificação para execução de obras para controle de cheias dos córregos Paraguai Éguas, na zona sul, e Ribeirão Perus, na zona oeste. O início das obras de readequação destes córregos é uma das principais metas da secretaria para os próximos meses.

O objetivo é conter o problema das enchentes na região de Perus, em especial na região central do bairro, com a implantação de 5 reservatórios para acomodação das águas das cheias, obras de drenagem, construção de tuneis linner e canalização do córrego.

A obra prevê ainda a construção de um Parque Linear ao longo do Ribeirão Perus, córrego do Areião e do Arujá que terá duas funções importantes para o sistema de drenagem: será uma área livre para lazer e, em sua maior parte, permeável, o que aumentará o tempo de escoamento da água da chuva, evitando uma vazão muito grande para o rio.

A região abriga uma série de cursos d’água que descem dos morros e alcançam os cursos principais que se desenvolvem em vales e várzeas como o do Ribeirão Perus e do Córrego do Areião, que se localizam na área de estudo, que irão desaguar no rio Juqueri e, posteriormente, alcançar o Rio Tietê. Essas obras terão financiamento do PAC, no valor de R$ 190 milhões, e do Programa Minha Casa, Minha Vida, no valor de R$ 76 milhões para a construção de 100 unidades habitacionais.

 

Cesar Gonçalves