Subprefeitura Perus promove debate de conscientização à violência contra idosos

O encontro reuniu diversos profissionais que atuam na área além de representantes da sociedade civil

A Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos da Subprefeitura Perus, realizou no dia 24 de julho, um debate intitulado: I Diálogo para Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.

O evento aconteceu no auditório da Subprefeitura e reuniu diversos profissionais que atuam na área, além de gestores do Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS), líderes comunitários e representantes da sociedade civil.

Pensando a participação social como método de gestão a Coordenação escolheu os Diálogos como uma forma inovadora com objetivo de ampliar a reflexão sobre a violência contra pessoa idosa em três regiões do Município, sendo a Região de Perus a primeira do ano.

Durante os trabalhos, foram passadas muitas informações sobre o quanto avançou e o que ainda precisa ser feito em prol dos direitos da pessoa idosa no Brasil, desde a instituição do Estatuto do Idoso, que irá completar 10 anos no mês de outubro. Uma das maiores preocupações está no fato de que cinco atos de violência contra idosos são registrados a cada hora no Brasil e o pior, deste índice, 70% dos suspeitos denunciados têm parentesco direto com a vítima, dentre os quais filhos e netos.

Dessa forma, palestrantes e convidados puderam interagir mediante a troca de novos conhecimentos, colaborando para o fortalecimento dessa luta. No dia 1º de outubro é comemorado o Dia Mundial do Idoso.

Cesar Gonçalves