Paulistanos vão eleger novos representantes do Conselho Participativo Municipal no próximo domingo

O segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei sancionada pelo prefeito

Os paulistanos escolherão no próximo domingo, 06 de dezembro, os representantes para o segundo biênio do Conselho Participativo Municipal. O processo eleitoral para o período 2016-2018 acontece nas 32 subprefeituras da cidade. Serão eleitos 1162 conselheiros, com mandato a partir de janeiro de 2016.

Os candidatos serão eleitos por voto direto e não obrigatório para todas as pessoas com mais de 16 anos e portadoras de título de eleitor da capital. Os eleitores também poderão votar com um documento de identificação com foto expedido por órgão público. Os eleitores poderão votar em até cinco conselheiros, sendo que a escolha poderá ser feita em candidatos de diferentes regiões.

O Conselho Participativo Municipal é um organismo autônomo da sociedade civil, reconhecido pela Prefeitura de São Paulo como instância de representação popular de cada uma das 32 subprefeituras da cidade. Os conselheiros eleitos exercem o direito de fiscalizar e acompanhar as ações e gastos públicos de cada subprefeitura e das secretarias, como também representar demandas, necessidades e prioridades da população na área de sua abrangência.

O segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá a participação de, no mínimo, 50% de mulheres em sua composição, garantida por lei sancionada pelo prefeito.

Os imigrantes também terão uma cadeira garantida em cada uma das 32 subprefeituras de cidade. Os eleitores imigrantes também votarão no dia 6 de dezembro, com o local de votação restrito às subprefeituras de cada um dos 32 distritos.

Atendendo a um pedido dos conselheiros, os eleitos para o próximo mandato terão direito ao bilhete único gratuito, que deverá auxiliar os conselheiros nas tarefas de acompanhar reuniões e nas ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos.

O secretário municipal de Relações Governamentais reforçou a importância dos conselheiros participativos na consolidação da participação popular como política de governo ao declarar que a população, por intermédio do conselho, acompanha, fiscaliza e principalmente ajuda na escolha dos investimentos públicos. Também salientou que é a forma mais democrática de aplicar os recursos da Prefeitura, com o local sendo apontado após uma ampla participação popular.

Locais de votação

O local de votação é diferente das eleições majoritárias e proporcionais organizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Os eleitores poderão consultar os locais de votação digitando o título de eleitor no endereço eletrônico: www.conselhoparticipativo.prefeitura.sp.gov.br

A relação dos pontos de votação também estará acessível nos murais das subprefeituras, como ainda nos sites de cada uma delas. A lista dos locais de votação, divididas por zonas eleitorais, foi publicada na edição do dia 17 de novembro, nas páginas 43 a 57, do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

A eleição para o segundo mandato do Conselho Participativo Municipal terá 2.488 candidatos no total. Na região da Subprefeitura Perus estão inscritos 30 candidatos mais 1 candidato imigrante, dos quais serão eleitos 19 conselheiros, sendo 10 representantes do Distrito Perus e 9 do Distrito Anhanguera, sendo que 5 conselheiros de cada Distrito deverão ser mulheres.

Confira aqui a relação de todos os candidatos dos Distritos Perus e Anhanguera.

Para eleitores da Zona Eleitoral 389 - Perus (clique aqui para visualizar onde você irá votar).