Show homenageia Consciência Negra em Perus

A Praça do Samba será o palco de mais um dia de festividades e contará com a participação de vários artistas

No próximo sábado, dia 21 de novembro, a Praça do Samba será o palco de mais um dia de festividades. Promovido pela Subprefeitura Perus, através de sua Supervisão de Cultura e realização da Revista Canal 7, o evento “Consciência Negra, Liberte a Sua!”, terá início às 17h e contará com a apresentação de diversos artistas dentre eles: Grupo Doce Encontro, Gui Fernandez, Grupo Pura Malícia, DJ Jhonatan, Estefany Braga, Cris Motta e Vinícius, DJ Mimi e o cantor Xande de Pilares, ex-vocalista do Grupo Revelação.

A celebração do dia 20 de novembro, data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, em 1695, é uma das principais vitórias do movimento negro de luta contra o racismo no Brasil. A data foi criada em 2003 e instituída em âmbito nacional em 2011, pela Lei 12.519.

Estatísticas

Dados da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, contidos no portal São Paulo Diverso, apontam que, apesar de os afro-descendentes constituírem 37% da população da cidade, 84,4% do total de estudantes que declararam haver concluído o ensino superior eram brancos, e apenas 15,6% eram negros. Já no mercado de trabalho, a taxa de desocupação era de 6,3% entre brancos e de 9,1% entre afrodescendentes. Para mulheres negras, essa taxa era ainda maior: 11,3%.

As diferenças raciais são ainda maiores para jovens de 15 a 24 anos. Entre os jovens de cor branca, o desemprego estava em 14,7%, subindo para 18,8% entre os negros e para 22,3% entre as mulheres jovens e negras. No mesmo ano, o rendimento médio de homens brancos era mais que o dobro do que o de homens negros, enquanto mulheres brancas ganhavam quase três vezes mais que as mulheres negras.

Ações

A Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem aproximado gestores públicos, grandes empresas e empreendedores para discutir ações afirmativas e desenvolvimento econômico inclusivo. As ações também criaram oportunidades para descobrir talentos, e fomentar a ampliação da oferta de empregos e a criação de novos negócios entre a população afro-descendente.

Em 2014, o setor público federal implementou cota de 20% para negros nos concursos públicos federais. O mesmo já havia sido feito em 2013 pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Lei nº 15.939/13. Nos últimos dois anos, mais de 1.000 servidores entraram na Prefeitura por meio das cotas e em posições estratégicas como: procuradores, contadores, professores e auditores fiscais.

Criada em 2013, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem a finalidade de formular, coordenar e articular políticas e diretrizes para a promoção da igualdade racial e avaliação das políticas públicas de ação afirmativa, com ênfase na população negra.
A política de ação afirmativa é o instrumento por meio do qual se busca a promoção dos direitos dos indivíduos e grupos étnico-raciais que sofreram injustiças históricas e, ainda hoje, sofrem com desigualdades sociais motivadas pela discriminação racial e demais formas de intolerância.