Circuito Municipal de Cultura levará 1.500 atrações gratuitas para quase 150 locais da cidade

A peça “Folias Galileu”, da premiada companhia Folias d'Arte, será apresentada no CEU Parque Anhanguera dia 16/10 (sexta-feira), às 19h

A segunda etapa do Circuito Municipal de Cultura 2015, que começou este mês vai até dezembro e levará mais de 1.500 atrações gratuitas para quase 150 locais em diferentes bairros da cidade de São Paulo. A programação contará com shows musicais, peças teatrais, exibições de cinema, espetáculos de dança, apresentações circenses, infantis e atividades literárias para todas as idades e estilos.

Conforme explicou o Prefeito durante o lançamento oficial do circuito, uma das grandes demandas da cultura na cidade era a descentralização, tendo em vista que as atividades culturais geralmente aconteciam em datas específicas e, na maioria das vezes apenas na região central da cidade. A atual proposta vai ao encontro dessa demanda.

Além das apresentações em teatros, bibliotecas, pontos de leitura e centros culturais e também em oito parques municipais, como aconteceu na primeira etapa, as novidades serão as atividades nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs) e cinco palcos externos que serão montados nos bairros, descentralizando a programação musical. As 17 casas de cultura também terão atrações do Circuito.

A primeira semana do Circuito contará com shows de Chico César, Marcos Valle e Jerry Adriani. Além deles, Fafá de Belém, Elza Soares, Zeca Baleiro, Gabriel O Pensador e Eduardo Dussek também se apresentarão gratuitamente até o fim do ano. A programação de dança começou dia 1º de outubro, com o espetáculo “Sem conservantes”, na Sala Paissandu.


CEU Pq. Anhanguera

Entre as atrações de teatro, está a peça “Folias Galileu”, da premiada companhia Folias d'Arte, que fará um circuito de apresentações em dez CEUs da cidade, incluindo o CEU Parque Anhanguera, no dia 16/10 (sexta-feira), às 19h. A companhia "Folias d'Arte" faz ressurgir na apresentação o histórico GALILEU GALILEI. Numa espécie de excursão pelos recônditos do Galpão do Folias, o público se depara com um caleidoscópio da narrativa do importante cientista: Galileu, aqui, enfrenta um dilema ético

Os fãs de histórias em quadrinhos poderão participar de oficinas em 22 espaços públicos que acontecerão até 19 de dezembro, com encerramento na Praça das Artes. Na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro, segue a programação regular de cinema às terças-feiras. Entre os filmes que serão exibidos estão “O menino e o mundo”, de Ale Abreu, e “Zarafa” de Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie. O circuito também contará com o lançamento de filmes paulistas inéditos que fazem parte do circuito da empresa pública de fomento do audiovisual, Spcine, entre eles, “Aqui deste lugar”, de Sérgio Machado.

No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Cultura investiu R$ 5,4 milhões em mais de 1.000 atividades culturais. Nesta segunda fase do programa, que seguirá até dezembro, são 1.500 atividades com um orçamento de R$ 7 milhões. O circuito foi ampliado após a primeira experiência no ano passado, que proporcionou um aumento de 42% do público nos equipamentos de cultura, com mais de 1.000 atrações que reuniram cerca de 1 milhão de pessoas ao longo de 2014.


Infantil

Em parceria com o São Paulo Carinhosa, política municipal para a primeira infância, o Circuito Municipal de Cultura celebrará o Mês da Criança com diversas atividades, entre elas a “Viradinha”. Nos moldes da programação infantil realizada nas duas últimas edições da Virada Cultural, shows musicais, circo, oficinas e outras atividades com foco em vivência e ocupação dos espaços públicos chegarão a 18 bairros periféricos da cidade. Artistas como o grupo Pequeno Cidadão e a Cia. Pia Fraus estarão na programação que promete animar crianças e bebês.

A programação também fará referência aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os 80 anos da Educação Infantil em São Paulo. Cerca de 30% das atividades são voltadas ao público infantil, em especial, as crianças em maior situação de vulnerabilidade.