Lazer e internet gratuita em Perus

Os distritos de Perus e Anhanguera já contam com o sinal de Wifi Livre nas Praças do Samba e da Cultura

Depois da Praça Vigário João G. de Lima, conhecida por Praça do Samba, ser contemplada com o Projeto WIFI LIVRE SP no mês de outubro do ano passado, chegou a vez do distrito Anhanguera também usufruir do serviço de internet gratuita. Desde o dia 12 de janeiro, a Praça da Cultura localizada entre as ruas Ricardo Dalton, Alberto Gentili e Dionísio Bellante também dispõe de conexão. Todos que passarem por lá já poderão acessar Internet (sem fio) gratuita através do celular, tablet, notebook, ou qualquer outro dispositivo compatível com a tecnologia e homologado pela Anatel.

O serviço oferecido à população tem velocidade de 512 kbits/s efetivos e estáveis por usuário para download e upload. Informações técnicas garantem que o sinal é suficiente para baixar arquivos, navegar na Internet e acessar redes sociais. Não é necessário preencher nenhum cadastro para utilizar, basta fazer a busca da rede e se conectar.

De acordo com o edital, a disponibilidade do serviço no mês deve ser de 96%. O sinal WiFi é oferecido sete dias por semana, 30 dias no mês, totalizando 720 horas mensais. Nenhum dado é coletado durante a navegação, mantendo a privacidade de quem utiliza.

O projeto tem a coordenação da Secretaria Municipal de Serviços com apoio técnico da PRODAM - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo - e atende à meta 73 do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo (eixo temático 1 - Compromisso com os direitos sociais e civis).

Com esta adição, são 107 praças em funcionamento, 12 em implantação e outras 2 em projeto. Sendo que já são 14 ativas na zona norte e haverão outras 4 quando o projeto estiver concluído. O WIFI LIVRE SP prevê instalação em 120 pontos de acesso na cidade, contemplando todos os 96 distritos.


Cesar Gonçalves